Título Inglês:
Participatory rapid diagnosis and SWOT tool: planning strategies based on the current position of the executive secretariat undergraduate program at UEPa
Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo elaborar estratégias de planejamento a partir do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e da Matriz SWOT para o curso de Secretariado Executivo da UEPa, com base em sua atual posição estratégica, por meio da análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ambientais as quais o curso está sujeito em seu ambiente interno e externo, respectivamente. A pesquisa realizada é de caráter exploratório-descritivo, com abordagem de caráter qualitativo. Foram realizadas oficinas do DRP com os discentes dos quatro anos do curso de secretariado executivo da UEPa com o propósito de identificar, a partir da percepção destes, as variáveis ambientais que influenciam em sua formação e na gestão do curso pela universidade, considerando os aspectos internos e externos. Os resultados da pesquisa apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento do curso, fato que demonstra grandes possibilidades de sucesso em planos que envolvam expansão e a diversificação do curso nos próximos anos. Para tanto, foram elaboradas cinco proposições estratégicas coerentes a esta posição estratégica envolvendo os principais aspectos apontados pelos discentes. Assim, verifica-se que o curso de Secretariado apresenta aspectos ambientais favoráveis ao alcance dos seus objetivos fundamentais no que envolve a formação, o desenvolvimento acadêmico-profissional e humanístico de seus discentes.
Resumo Inglês:
This research aims to develop planning strategies from the Participatory Rapid Diagnosis (PRD) and SWOT tool for the Executive Secretary undergraduate program at UEPA based on its current strategic position through the analysis of the strengths, weaknesses, opportunities and environmental threats which the undergraduate program is inclined to internal and external environment, respectively. The research is exploratory and descriptive, in a qualitative approach. PRD workshops were performed with the students from all the four years of the Executive Secretariat undergraduate program at UEPA with the purpose of identifying, based on their perception, the environmental features that influence their studies and the management of the university, considering the internal and external aspect. The results point to a development in the strategic position of the undergraduate program and such reality shows many possibilities of success in plans involving the program expansion and diversification in the next years. In order to achieve these results, five consistent strategic proposals for this kind of strategic position involving the main aspects analyzed by the students were created. Therefore, it is known that the secretariat program presents a strategic position in favor to achieve its main goals that involves the academic, professional and humanistic development of its students.
Citação ABNT:
ALMEIDA, A. C. L.; CARDOSO, A. J. G. Diagnóstico rápido participativo e Matriz SWOT: estratégias de planejamento estratégico com base na atual posição do curso de secretariado executivo UEPa. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 2, p. 117-137, 2014.
Citação APA:
Almeida, A. C. L., & Cardoso, A. J. G. (2014). Diagnóstico rápido participativo e Matriz SWOT: estratégias de planejamento estratégico com base na atual posição do curso de secretariado executivo UEPa. Revista de Gestão e Secretariado, 5(2), 117-137.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38955/diagnostico-rapido-participativo-e-matriz-swot--estrategias-de-planejamento-estrategico-com-base-na-atual-posicao-do-curso-de-secretariado-executivo-uepa/i/pt-br