Estado da arte e o rumo do conhecimento científico em secretariado executivo: mapeamento e análise de áreas de pesquisa Outros Idiomas

ID:
38974
Resumo:
O objetivo deste estudo é realizar um mapeamento da produção científica dos formados em Secretariado Executivo, no sentido de verificar as áreas e a quantificação pertinentes a essa publicação, bem como analisar a relação entre essa publicação e a titulação dos pesquisados. Este estudo é do tipo exploratório e descritivo, sendo que a metodologia foi ancorada na abordagem quantitativa, por meio da estratégia de levantamento de dados em bases secundárias de acesso público, tais como a Plataforma Lattes e o WebQualis, dentre outras. O tratamento, análise e interpretação das evidências foram realizados através de técnicas estatísticas descritivas. Foram analisados os currículos Lattes de profissionais formados em Secretariado Executivo e que possuíam algum tipo de produção científica, totalizando uma amostra de 219 profissionais, vinculados a instituições/empresas de todas as regiões do Brasil. Dentre os principais resultados, verificamos que apenas 33,7% da produção estão na área de Secretariado ou fazem relação com ela e que os que possuem somente graduação e especialização publicam em maior número na área, enquanto que os do nível de mestrado e de doutorado publicam bem menos na área de Secretariado. Esse resultado confirma a hipótese do estudo, de que as publicações realizadas por profissionais com nível de mestrado e doutorado são realizadas, em sua maioria, em outras áreas que não no contexto do Secretariado Executivo.
Citação ABNT:
MAÇANEIRO, M. B.; KÜHL, M. R. Estado da arte e o rumo do conhecimento científico em secretariado executivo: mapeamento e análise de áreas de pesquisa. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 3, p. 157-188, 2013.
Citação APA:
Maçaneiro, M. B., & Kühl, M. R. (2013). Estado da arte e o rumo do conhecimento científico em secretariado executivo: mapeamento e análise de áreas de pesquisa. Revista de Gestão e Secretariado, 4(3), 157-188.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38974/estado-da-arte-e-o-rumo-do-conhecimento-cientifico-em-secretariado-executivo--mapeamento-e-analise-de-areas-de-pesquisa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português