Sentidos do exercício da liderança por mulheres executivas brasileiras Outros Idiomas

ID:
38983
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar os sentidos de liderança por mulheres executivas brasileiras, visto que ampla maioria das pesquisas focaram os desafios da carreira (Lima, Lima, & Tanure, 2009; Betiol & Tonelli, 1991) com pouca ênfase para os desafios da liderança feminina nas organizações brasileiras. Utilizou-se de uma pesquisa exploratória, que se baseou em entrevistas em profundidade com treze mulheres que ocupavam cargos executivos em organizações empresariais dos segmentos da Educação, Indústria Manufatureira, Comércio, Serviços e Financeiro, nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A pesquisa qualitativa, por meio da análise de conteúdo revelou que os sentidos da liderança para as mulheres executivas brasileiras se sintetizam essencialmente em aspectos relacionais do gênero feminino que são constituídos pela facilidade de comunicação, uso da intuição para a tomada de decisões, alto grau de relacionamento interpessoal com os membros da equipe, tomada de decisões compartilhadas com apoio e participação da equipe e utilização de equipes de trabalho mistas. Já os elementos dificultadores da liderança dessas executivas estão essencialmente relacionados aos aspectos objetivos da gestão, tais como falta de planejamento e despreparo da equipe, entre outros. Não obstante, questões relacionadas ao gênero, tais como estereótipos e resistência dos homens frente à liderança das mulheres também representam elementos que dificultam a liderança.
Citação ABNT:
NOGUEIRA, E. C. O. R.; KUBO, E. K. M. Sentidos do exercício da liderança por mulheres executivas brasileiras. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 2, p. 114-133, 2013.
Citação APA:
Nogueira, E. C. O. R., & Kubo, E. K. M. (2013). Sentidos do exercício da liderança por mulheres executivas brasileiras. Revista de Gestão e Secretariado, 4(2), 114-133.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38983/sentidos-do-exercicio-da-lideranca-por-mulheres-executivas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português