Currículos de secretariado executivo: algumas reflexões Outros Idiomas

ID:
39023
Resumo:
Ao longo dos últimos anos o curso de graduação em bacharelado em Secretariado Executivo é alvo de concepções errôneas, bem como de comparações equivocadas a outros cursos de áreas afins e/ou nomenclaturas semelhantes. Emerge nesse sentido a necessidade de estudos que tragam de forma esclarecedora, a discussão de como é elaborada a estrutura curricular desse curso de graduação. Dessa forma, neste artigo tem como objetivo principal comparar a estrutura curricular de três instituições de ensino superior do Brasil, tendo como objeto de estudo duas universidades públicas e uma privada em três regimes distintos, federal, estadual e privado. Para tanto, parte-se de um levantamento bibliográfico com autores que têm discutido as concepções de currículo, de um modo geral, servindo como base no estudo, bem como à abordagem da Diretriz Curricular Nacional (DCN) do curso no intuito de verificar os aspectos igualitários e diferenciais em relação a estas três instituições de ensino superior, onde foram valorizadas esferas de ordem social, institucional e regimentar. As conclusões apontam para a abrangência e relevância do curso de Secretariado Executivo, bem como que as Instituições de Ensino Superior (IES) analisadas estão adequadas às exigências do Ministério da Educação no tocante à formação acadêmica desses profissionais.
Citação ABNT:
GERARDIN, U. J.; MONTEIRO, A. A.; GIANI, V. C. Currículos de secretariado executivo: algumas reflexões. Revista de Gestão e Secretariado, v. 2, n. 2, p. 58-78, 2011.
Citação APA:
Gerardin, U. J., Monteiro, A. A., & Giani, V. C. (2011). Currículos de secretariado executivo: algumas reflexões. Revista de Gestão e Secretariado, 2(2), 58-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39023/curriculos-de-secretariado-executivo--algumas-reflexoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português