Administração do tempo: um estudo sobre a gestão eficaz do tempo como ferramenta para o aumento da produtividade e Work life balance Outros Idiomas

ID:
39026
Resumo:
A Administração do Tempo vem sendo um tema de alta relevância, e muito discutido, principalmente no mundo corporativo. Desde os primeiros estudos da Administração Clássica, como o “Estudo dos Tempos e Movimentos”, realizado por Taylor, na época da Revolução Industrial, passando pela Revolução Tecnológica no início dos anos 1990 até os dias atuais, sempre existiu o questionamento sobre como seria possível administrar melhor o tempo. O desafio não é gerenciar o tempo, mas a pessoa e gerar ou preservar relacionamentos. O objetivo geral deste trabalho foi o de compreender como a adoção de técnicas para Administração do Tempo pode servir de ferramenta para o aumento da produtividade e equilíbrio da equação vida profissional versus vida pessoal. A revisão da literatura foi sustentada por uma pesquisa em duas etapas. Na primeira etapa foi aplicada uma pesquisa descritiva, com a intenção de identificar quais eram os chamados “ladrões de tempo” mais comuns dentro da amostra pesquisada e diagnosticar o perfil de gerenciamento do tempo do conjunto de participantes. Na etapa posterior, foi realizado um estudo de caso, em que, pelo período de 30 dias, a participante voluntária foi instruída a utilizar algumas das ferramentas, como softwares e formulários disponíveis no mercado para organização e administração eficaz do tempo. Os resultados comprovaram ser considerável o número pessoas que assumem não saber administrar bem o seu tempo e que sofrem com os efeitos negativos da sobrecarga de trabalho e a desmotivação que constantemente está atrelada a esse cenário. O resultado do estudo de caso apurou que as ferramentas de organização e gestão de tempo disponíveis são capazes de promover boa melhora na forma como se administra o tempo. Porém é necessário comprometimento e disciplina daquele que se propõe a utilizar os mecanismos, pois a mudança na forma como se gerencia o próprio tempo é acima de tudo uma mudança comportamental.
Citação ABNT:
LIMA, M. C. F.; JESUS, S. B. Administração do tempo: um estudo sobre a gestão eficaz do tempo como ferramenta para o aumento da produtividade e Work life balance. Revista de Gestão e Secretariado, v. 2, n. 2, p. 121-144, 2011.
Citação APA:
Lima, M. C. F., & Jesus, S. B. (2011). Administração do tempo: um estudo sobre a gestão eficaz do tempo como ferramenta para o aumento da produtividade e Work life balance. Revista de Gestão e Secretariado, 2(2), 121-144.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39026/administracao-do-tempo--um-estudo-sobre-a-gestao-eficaz-do-tempo-como-ferramenta-para-o-aumento-da-produtividade-e-work-life-balance/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português