Teoria da Firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade Outros Idiomas

ID:
3913
Resumo:
Este artigo integra elementos da teoria da agência, da teoria dos direitos de propriedade e da teoria das finanças para desenvolver uma teoria da estrutura de propriedade da firma. Definimos o conceito de custos de agência, demonstramos a sua relação com a questão da 'separação e controle', investigamos a natureza dos custos de agência resultantes da presença de capital de terceiros e capital próprio externo, demonstramos quem arca com esses custos e por quê, e investigamos o ótimo de Pareto para a sua existência. Também fornecemos uma definição de firma e mostramos como a nossa análise dos fatores que influenciam a criação e a emissão de capital de terceiros e os direitos sobre o capital próprio cobre um caso especial do lado da oferta no que se refere à totalidade do problema dos mercados.
Citação ABNT:
JENSEN, M.; MECKLING, W. Teoria da Firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n. 2, art. 7, p. 87-125, 2008.
Citação APA:
Jensen, M., & Meckling, W. (2008). Teoria da Firma: comportamento dos administradores, custos de agência e estrutura de propriedade. Revista de Administração de Empresas, 48(2), 87-125.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3913/teoria-da-firma--comportamento-dos-administradores--custos-de-agencia-e-estrutura-de-propriedade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português