Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis Outros Idiomas

ID:
3943
Resumo:
Este artigo apresenta uma pesquisa quantitativa realizada com 462 alunos de graduação em administração, na região da grande São Paulo, sobre a percepção deles como consumidores, avaliando-se o comportamento inovador em relação à existência de recompensa para empresas que apresentam responsabilidade socioambiental. Partiu-se de um levantamento bibliográfico nas publicações da área e de um focus group com especialistas e gestores da área e em seguida se procedeu à elaboração de um do tipo Likert com 28 assertivas. Para a análise de dados foi empregado o método de modelagem de equações estruturais, buscando-se estabelecer uma avaliação causal entre dois constructos importância e reconhecimento por parte de consumidores das empresas socioambientalmente corretas. Foram mensurados também cinco itens sociodemográficos dos participantes. Como resultado obteve-se um valor do grau de aderência entre os dois constructos de 0,86, indicando haver tal relação causal forte. Assim, este estudo permitiu comprovar a existência de inovação no comportamento do consumidor, que passa a recompensar, na decisão de compra, empresas socioambientalmente responsáveis.
Citação ABNT:
GARCIA, M. N.; SILVA, D.; PEREIRA, R. S.; ROSSI, G. B.; MINCIOTTI, S. A. M. A. Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, v. 5, n. 2, art. 86, p. 73-91, 2008.
Citação APA:
Garcia, M. N., Silva, D., Pereira, R. S., Rossi, G. B., & Minciotti, S. A. M. A. (2008). Inovação no comportamento do consumidor: recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis. Revista de Administração e Inovação, 5(2), 73-91.
DOI:
10.5773/rai.v5i2.291
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3943/inovacao-no-comportamento-do-consumidor--recompensa-as-empresas-socioambientalmente-responsaveis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português