Avaliação do efeito das estratégias de gestão ambiental sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras Outros Idiomas

ID:
39437
Resumo:
A partir das últimas décadas do século XX, as empresas passaram a ser pressionadas por novas demandas da sociedade para apresentar um comportamento mais consciente e sustentável. Adequando-se a esse novo paradigma, boa parte das médias e grandes empresas tem dirigido suas estratégias e ações para aspectos socioambientais, com a gestão ambiental como ferramenta imprescindível para norteá-las. O objetivo deste artigo é compreender as práticas ambientais adotadas por empresas brasileiras e verificar se elas influenciam seus desempenhos financeiros. Foram coletados dados da revista Análise Gestão Ambiental sobre as iniciativas ambientais das empresas e indicadores financeiros da revista Exame, BM&FBOVESPA e demonstrativos oficiais das empresas. Os dados foram tratados estatisticamente com o software SPSS 17.0. Inicialmente, a ferramenta two-step cluster analysis foi usada para identificar grupos de empresas praticando estratégias ambientais distintas. Em seguida, os indicadores financeiros dos grupos de empresas encontrados foram analisados por meio de análise multivariada de variância (MANOVA) e análise de variância (ANOVA) para verificar se havia diferenças entre o desempenho financeiro dos grupos. Os resultados desta análise, para uma amostra de 142 empresas, sugerem que as práticas de gestão ambiental podem ser classificadas em duas categorias distintas – reativas e proativas – e que não há diferenças significativas entre o desempenho financeiro desses grupos.
Citação ABNT:
ARAÚJO, G. A.; SILVA, J. F.; COHEN, M. Avaliação do efeito das estratégias de gestão ambiental sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 16-38, 2014.
Citação APA:
Araújo, G. A., Silva, J. F., & Cohen, M. (2014). Avaliação do efeito das estratégias de gestão ambiental sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(2), 16-38.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39437/avaliacao-do-efeito-das-estrategias-de-gestao-ambiental-sobre-o-desempenho-financeiro-de-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português