O uso da água na mineração: uma análise da produção científica internacional Outros Idiomas

ID:
39439
Resumo:
A água é considerada um recurso estratégico para o desenvolvimento de uma mineração mais sustentável. É consenso, entre os envolvidos na mineração, que há uma dualidade na relação entre água e mina. Se, por um lado, esse é um bem natural extremamente necessário em diversas atividades dessa indústria, por outro é a origem de muitas preocupações. Tendo em vista a relevância do uso da água na atividade do setor mineral, este estudo tem como objetivo identificar as principais características da produção científica internacional relacionada à temática nos últimos dez anos. Desenvolveu-se um estudo bibliométrico, utilizando a base de dados Web of Science, relacionando os termos “água” (water) e “mineração” (mining), no período de 2003 a 2012. Foram identificados os estudos mais relevantes, por meio do levantamento dos dez estudos mais citados ao longo deste período. Foram verificadas 9.957 publicações, com artigos científicos representando 75% do total. Ressalta-se a relevância da temática da sustentabilidade nos estudos que envolvem água e mineração.
Citação ABNT:
BICHUETI, R. S.; MADRUGA, L. R. R. G.; GOMES, C. M.; ROSA, L. A. B. O uso da água na mineração: uma análise da produção científica internacional. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 58-73, 2014.
Citação APA:
Bichueti, R. S., Madruga, L. R. R. G., Gomes, C. M., & Rosa, L. A. B. (2014). O uso da água na mineração: uma análise da produção científica internacional. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(2), 58-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39439/o-uso-da-agua-na-mineracao--uma-analise-da-producao-cientifica-internacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português