Uso dos indicadores essenciais da GRI nos relatórios das empresas dos setores de petróleo, gás e biocombustível e de utilidade pública no Brasil Outros Idiomas

ID:
39442
Resumo:
O objetivo deste artigo é verificar o grau de aderência plena e de evidenciação efetiva das empresas aos indicadores de relatórios de sustentabilidade elaborados pela versão G3 das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), constituído por um conjunto de indicadores de ordem econômica, social e ambiental, com ênfase na transparência, qualidade e confiabilidade. Foram estudados os setores de petróleo, gás e biocombustível e de utilidade pública no Brasil. Este artigo desenvolve uma metodologia multicaso com abordagem qualitativa e finalidade exploratória. Optou-se pela utilização de uma amostra não probabilística das empresas brasileiras. Os relatórios de sustentabilidade foram obtidos na página institucional de cada empresa estudada a fim de verificar se continham no sumário o chamado índice remissivo dos indicadores GRI. Verificou-se que algumas empresas brasileiras vêm aderindo à utilização dos indicadores propostos pela GRI em seus relatórios de sustentabilidade. Foi constatado que o fato de as empresas fazerem parte de um mesmo setor econômico não faz com que estejam em um nível semelhante de aderência aos indicadores. Ainda se observa que, apesar do esforço realizado pela GRI em desenvolver um modelo de qualidade, mais consistente e completo de relatório de sustentabilidade, a sua aplicabilidade nos setores de petróleo, gás e biocombustível e utilidade pública brasileira ainda precisa ser aprimorada.
Citação ABNT:
TRAVASSOS, S. K. M.; COSTA, J. I. F.; SILVA, W. E.; ARAÚJO, M. L. Uso dos indicadores essenciais da GRI nos relatórios das empresas dos setores de petróleo, gás e biocombustível e de utilidade pública no Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 113-129, 2014.
Citação APA:
Travassos, S. K. M., Costa, J. I. F., Silva, W. E., & Araújo, M. L. (2014). Uso dos indicadores essenciais da GRI nos relatórios das empresas dos setores de petróleo, gás e biocombustível e de utilidade pública no Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(2), 113-129.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39442/uso-dos-indicadores-essenciais-da-gri-nos-relatorios-das-empresas-dos-setores-de-petroleo--gas-e-biocombustivel-e-de-utilidade-publica-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português