Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre Outros Idiomas

ID:
39463
Resumo:
Atualmente, percebe-se um repensar da sociedade sobre o modo como os recursos são utilizados. Esta situação aponta para o desenvolvimento sustentável e sua relação com o mercado e os modelos de negócio praticados. Nesse contexto, é interessante entender o papel do varejo, buscando identificar a percepção dos consumidores quanto a um programa de descarte de resíduos recicláveis, utilizando a infraestrutura das redes supermercadistas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevistas em profundidade e aplicação de questionário. Os resultados do estudo indicam que há demanda para modelos de negócios sustentáveis. Os entrevistados sugerem que a separação dos resíduos domésticos é vista tanto como uma ação social quanto uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Além disso, os resultados sugerem que os respondentes não pensam ser conveniente propor que os consumidores levem os resíduos recicláveis até os supermercados para descartá-los, pois existe coleta seletiva em Porto Alegre. Contudo, se tal proposta proporcionar ganho financeiro aos consumidores, os entrevistados entendem que a iniciativa pode ter adeptos no curto prazo.
Citação ABNT:
DAPPER, D.; MENEZES, D. C. Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 2, p. 155-176, 2013.
Citação APA:
Dapper, D., & Menezes, D. C. (2013). Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(2), 155-176.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português