Energia eólica no quintal da nossa casa?! Percepção ambiental dos impactos sociambientais na instalação e operação de uma usina na comunidade de sítio do Cumbe em Aracati-CE Outros Idiomas

ID:
39467
Resumo:
No presente estudo teórico-empírico teve-se como objetivo compreender a percepção que a população local tem a respeito dos impactos socioambientais provocados pela instalação e operação de uma usina eólica na comunidade do entorno. O estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas. O recorte espacial adotado para o estudo é a comunidade do Cumbe, no município de Aracati/CE, que pela sua formação geomorfológica e climatológica apresentou condições suficientes para a instalação e utilização da energia eólica de forma a modificar a matriz energética do município. Nesta pesquisa, de tipo exploratório e descritivo, com delineamento bibliográfico e estudo de caso, onde, para coletar os dados, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas a um grupo de moradores próximos ao parque eólico em estudo e a um promotor de justiça do município de Aracati. Na pesquisa de campo foram investigados os impactos socioambientais provocados pelo parque eólico, o nível de compreensão da comunidade sobre energia eólica e a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da comunidade, entre outras questões.
Citação ABNT:
MOREIRA, R. N.; VIANA, A. F.; OLIVEIRA, D. A. B.; VIDAL, F. A. B. Energia eólica no quintal da nossa casa?! Percepção ambiental dos impactos sociambientais na instalação e operação de uma usina na comunidade de sítio do Cumbe em Aracati-CE. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 45-73, 2013.
Citação APA:
Moreira, R. N., Viana, A. F., Oliveira, D. A. B., & Vidal, F. A. B. (2013). Energia eólica no quintal da nossa casa?! Percepção ambiental dos impactos sociambientais na instalação e operação de uma usina na comunidade de sítio do Cumbe em Aracati-CE. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(1), 45-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39467/energia-eolica-no-quintal-da-nossa-casa---percepcao-ambiental-dos-impactos-sociambientais-na-instalacao-e-operacao-de-uma-usina-na-comunidade-de-sitio-do-cumbe-em-aracati-ce/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português