Evidenciação socioambiental: uma análise do balanço social de empresas do setor elétrico que atuam nas regiões sul e nordeste do Brasil Outros Idiomas

ID:
39470
Resumo:
Este artigo objetiva identificar o nível de evidenciação socioambiental de empresas distribuidoras de energia elétrica, a partir dos indicadores de responsabilidade social e ambiental proposto pelo modelo do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Nesse intuito, foi feita a opção por uma pesquisa de natureza descritiva quanto aos objetivos, com a abordagem qualitativa do problema. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa documental. Os dados foram coletados dos balanços sociais divulgados nos sítios eletrônicos das empresas, correspondentes aos anos de 2009 e 2010. Na análise dos resultados, observou-se que as empresas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), Companhia Energética de Pernambuco (CELPE) e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) – todas localizadas na região Nordeste do Brasil –, obtiveram os maiores níveis de divulgação de informação socioambiental entre as empresas da região. A COELBA evidenciou todos os itens analisados na pesquisa, alcançando a pontuação máxima (82 pontos). Dentre as empresas da região Sul, cabe destacar a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), localizada no Paraná, que noticiou 99% das informações analisadas neste estudo. A média dos níveis de evidenciação das empresas por região, entre 2009 e 2010, manteve-se praticamente constante. De maneira geral, as empresas situadas na região Nordeste divulgaram um percentual superior de informações socioambientais em relação às empresas da região Sul.
Citação ABNT:
MAÇAMBANNI, T. A.; BELLEN, H. M. V.; SILVA, T. L.; VENTURA, C. Evidenciação socioambiental: uma análise do balanço social de empresas do setor elétrico que atuam nas regiões sul e nordeste do Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 123-142, 2013.
Citação APA:
Maçambanni, T. A., Bellen, H. M. V., Silva, T. L., & Ventura, C. (2013). Evidenciação socioambiental: uma análise do balanço social de empresas do setor elétrico que atuam nas regiões sul e nordeste do Brasil. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(1), 123-142.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39470/evidenciacao-socioambiental--uma-analise-do-balanco-social-de-empresas-do-setor-eletrico-que-atuam-nas-regioes-sul-e-nordeste-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português