Racionalização do uso da água em uma instituição de ensino superior – estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul Outros Idiomas

ID:
39471
Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido na cidade universitária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e teve como objetivo principal propor diretrizes para o gerenciamento de água dos laboratórios da instituição para reduzir o desperdício. Para isso, foi realizado um diagnóstico do consumo hídrico global e da demanda nos pontos que já tinham hidrômetros instalados para controle. Também foi quantificada a vazão de água de uso exclusivo para resfriamento de sistemas laboratoriais. A partir do mapeamento desses equipamentos e da identificação da contribuição de cada sistema no consumo total de cada unidade, foram propostas ações de uso racional e de conservação de água, incluindo controle do consumo, ações de minimização de desperdício e alternativas de reúso da água como recirculação de água e reúso direto nos laboratórios.
Citação ABNT:
CARLI, L. N.; CONTO, S. M.; BEAL, L. L.; PESSIN, N. Racionalização do uso da água em uma instituição de ensino superior – estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 143-165, 2013.
Citação APA:
Carli, L. N., Conto, S. M., Beal, L. L., & Pessin, N. (2013). Racionalização do uso da água em uma instituição de ensino superior – estudo de caso da Universidade de Caxias do Sul. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(1), 143-165.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39471/racionalizacao-do-uso-da-agua-em-uma-instituicao-de-ensino-superior-----estudo-de-caso-da-universidade-de-caxias-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português