Sistema de informações gerenciais (SIG): ferramenta de monitoramento do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) e dos custos de tratamento Outros Idiomas

ID:
39472
Resumo:
Um dos principais desafios da gestão de resíduos sólidos tem sido implantar e aperfeiçoar sistemas que realizem o monitoramento e o controle dos processos de manejo de resíduos de serviços de saúde (RSS). Este estudo objetiva avaliar o custo total por categoria de RSS/dia e por leito ativo/dia com o tratamento dos RSS em um hospital escola da região nordeste do Rio Grande do Sul e identificar as contribuições de um sistema de informação gerencial (SIG) no processo de gerenciamento, contemplando principalmente a geração e a segregação de resíduos. A metodologia utilizada foi desenvolvida em duas etapas: a coleta de dados sobre o gerenciamento dos RSS e a proposição, implementação e alimentação de um SIG, para registro e tratamento de dados referentes à caracterização dos resíduos. Os resultados mostram que, se o sistema de manejo do hospital em estudo fosse 100% adequado, a economia mensal para o tratamento dos resíduos infectantes seria de 18,4% e de 5,83% para os resíduos químicos. A implementação do SIG torna-se uma ferramenta fundamental na avaliação do processo de manejo dos RSS, uma vez que possibilita levantar aspectos importantes para a implantação e avaliação das estratégias contidas no plano de gerenciamento de RSS. O SIG também representa uma ferramenta de fácil consulta e de suma importância na avaliação da geração de RSS, uma vez que auxilia a promover a vigilância, a identificação dos setores que têm maiores problemas com a segregação, bem como formas de minimização de custos e impactos.
Citação ABNT:
SCHNEIDER, V. E.; STEDILE, N. L. R.; BIGOLIN, M.; PAIZ, J. C. Sistema de informações gerenciais (SIG): ferramenta de monitoramento do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) e dos custos de tratamento. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 166-188, 2013.
Citação APA:
Schneider, V. E., Stedile, N. L. R., Bigolin, M., & Paiz, J. C. (2013). Sistema de informações gerenciais (SIG): ferramenta de monitoramento do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) e dos custos de tratamento. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2(1), 166-188.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39472/sistema-de-informacoes-gerenciais--sig---ferramenta-de-monitoramento-do-gerenciamento-de-residuos-de-servicos-de-saude--rss--e-dos-custos-de-tratamento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português