Análise de rentabilidade utilizando o modelo Dupont: estudo de caso em uma operadora de planos de saúde Outros Idiomas

ID:
39519
Resumo:
Com a acirrada disputa das empresas por melhores posições no mercado, a compreensão do retorno sobre o negócio e a utilização dos recursos disponíveis de forma eficaz e eficiente são indispensáveis. O estudo acadêmico de um modelo que possibilite ampla visão econômica da empresa, seja pelos resultados de sua atividade, ou pela administração de seu ativo, é de extrema importância para a formação do profissional. Para suprir essas necessidades, o modelo Dupont é voltado à análise da lucratividade das vendas e do giro, que demonstra a eficiência da utilização dos ativos de uma organização. Foi realizado estudo de caso, descritivo, quantitativo e qualitativo. Foram utilizadas para elaboração da pesquisa, as demonstrações contábeis dos anos de 2007 a 2012. Com base no material analisado, foi realizado o cálculo do modelo Dupont na empresa São Francisco Sistema de Saúde S/E Ltda, operadora de planos de saúde. O método utilizado na pesquisa permitiu analisar a empresa estudada e identificar os causadores das variações de rentabilidade. As decisões tomadas pela empresa, bem como o órgão regulamentador da área da saúde tiveram forte influência sobre os índices obtidos.
Citação ABNT:
FERNANDES, F.; FERREIRA, M. E.; RODRIGUES, E. R. Análise de rentabilidade utilizando o modelo Dupont: estudo de caso em uma operadora de planos de saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 3, n. 2, p. 30-44, 2014.
Citação APA:
Fernandes, F., Ferreira, M. E., & Rodrigues, E. R. (2014). Análise de rentabilidade utilizando o modelo Dupont: estudo de caso em uma operadora de planos de saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 3(2), 30-44.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39519/analise-de-rentabilidade-utilizando-o-modelo-dupont--estudo-de-caso-em-uma-operadora-de-planos-de-saude/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português