Eficiência da aplicação de recursos no atendimento do sistema único de saúde (SUS) nas cidades de Santa Catarina Outros Idiomas

ID:
39520
Resumo:
O estudo objetiva avaliar a eficiência da aplicação de recursos no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios do estado de Santa Catarina por meio da análise envoltória de dados (DEA). Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de pesquisa documental. A população é formada por 293 municípios catarinenses, 130 municípios foram excluídos da amostra por não apresentarem todos os dados necessários, perfazendo, deste modo, a amostra inicial de 163 municípios. Aplicou-se a técnica de clusters para agrupar os municípios semelhantes quanto aos seus inputs, desse modo, a amostra foi dividida em 4 grupos distintos de cidades. Os resultados da pesquisa indicam que apenas 28% dos municípios catarinenses analisados são eficientes no que tange a utilização dos recursos disponíveis ao SUS e que a eficiência média do estado catarinense é de 86,26%. Os resultados desta pesquisa mostram ainda uma melhora na eficiência da aplicação de recursos no atendimento do SUS de Santa Catarina em comparação aos resultados de pesquisas já realizadas. A pesquisa permite concluir que a eficiência da aplicação de recursos no atendimento do SUS nas cidades catarinenses é satisfatória, porém, a constatação de cidades com índices inferiores a média, remete a se propor que a melhora pode ser obtida a partir da orientação das cidades não eficientes, pelos seus benchmarks explanados na análise do estudo.
Citação ABNT:
POLITELO, L.; RIGO, V. P.; HEIN, N. Eficiência da aplicação de recursos no atendimento do sistema único de saúde (SUS) nas cidades de Santa Catarina. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 3, n. 2, p. 45-60, 2014.
Citação APA:
Politelo, L., Rigo, V. P., & Hein, N. (2014). Eficiência da aplicação de recursos no atendimento do sistema único de saúde (SUS) nas cidades de Santa Catarina. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 3(2), 45-60.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39520/eficiencia-da-aplicacao-de-recursos-no-atendimento-do-sistema-unico-de-saude--sus--nas-cidades-de-santa-catarina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português