Inovação em hospitais e a lógica dominante de serviço Outros Idiomas

ID:
39527
Resumo:
O desenvolvimento da pesquisa sobre inovação em serviços resultou em três abordagens: tecnologista, baseada em serviços e integradora. Cada uma possui um enfoque específico sobre o papel da tecnologia e o caráter endógeno ou exógeno das inovações em serviços. O caminho escolhido pelo estado da arte da pesquisa na área tem sido o de consolidar uma perspectiva integradora. Novas pesquisas têm usado a lógica dominante de serviço permitindo um olhar integrado das atividades econômicas sob uma lógica de valor atrelado aos serviços. Este enfoque tem criado a possibilidade de expandir a abordagem integradora, focando em como as inovações alteram a proposta de valor de um determinado serviço por meio de novas tecnologias, pela inovação em métodos ou na relação de serviço. O objetivo deste artigo é desenvolver esta perspectiva a partir da investigação dos serviços hospitalares. Estas atividades, pela sua complexidade e forte interação com diferentes atores econômicos e sociais, permitem trazer à tona muitas das questões teóricas fundamentais que cercam o debate sobre inovação em serviços, além de possibilitar que um novo olhar seja lançado sobre a gestão hospitalar. Tendo como base entrevistas semi-estruturadas, foram realizados estudos de caso sobre inovações em serviços hospitalares no Brasil e na França entre os anos de 2006 e 2010. As inovações estudadas envolvem novos métodos de relacionamento com os usuários, adoção de novas tecnologias e inovações oriundas de Pesquisa e Desenvolvimento. Estes estudos de caso permitiram identificar tipos, atores e resultados do processo de inovação a partir de uma perspectiva integradora ampliada, envolvendo a análise baseada em características e a lógica dominante de serviço.
Citação ABNT:
VARGAS, E. R.; FIGUEIREDO, K. F.; ARAÚJO, C. A. S.; BOHRER, C. T.; FARIAS, J. S. Inovação em hospitais e a lógica dominante de serviço. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 3, n. 1, p. 14-26, 2014.
Citação APA:
Vargas, E. R., Figueiredo, K. F., Araújo, C. A. S., Bohrer, C. T., & Farias, J. S. (2014). Inovação em hospitais e a lógica dominante de serviço. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 3(1), 14-26.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39527/inovacao-em-hospitais-e-a-logica-dominante-de-servico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português