Os sistemas de gestão em segurança e saúde no trabalho em auxílio à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais Outros Idiomas

ID:
39560
Resumo:
É cada vez mais notória a necessidade das organizações em inserir boas práticas de segurança e higiene ocupacional, pois além de serem importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores, tem como “produto” a motivação e o comprometimento dos colaboradores. O objetivo da atual pesquisa é identificar a importância dos sistemas de gestão no auxílio à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, tendo como base a análise da composição dos principais sistemas de gestão em segurança e saúde,principais normas referentes ao tema, tais como a OHSAS 18001 e o BS 8800. Para tanto foi realizada uma análise da composição desses dois sistemas e a forma que as inspeções podem ser utilizadas nas organizações a fim de identificar os perigos e contribuir para a proteção da saúde dos trabalhadores. Como resultado obteve-se a relevância dos parâmetros pró-ativos frente aos parâmetros de sinistralidade, comumente utilizados nas organizações para fins de segurança no trabalho. Pode-se observar que tais parâmetros pró-ativos incentivam a busca das causas dos problemas, controlando não apenas os acidentes, mas verificando a conformidade das atividades de controle do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SST) da organização.
Citação ABNT:
SILVA, E. H. D. R.; DANIEL, B. H.; OLIVEIRA, D. B. Os sistemas de gestão em segurança e saúde no trabalho em auxílio à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 1, n. 2, p. 157-172, 2012.
Citação APA:
Silva, E. H. D. R., Daniel, B. H., & Oliveira, D. B. (2012). Os sistemas de gestão em segurança e saúde no trabalho em auxílio à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 1(2), 157-172.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39560/os-sistemas-de-gestao-em-seguranca-e-saude-no-trabalho-em-auxilio-a-prevencao-de-acidentes-e-doencas-ocupacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português