Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica Outros Idiomas

ID:
39594
Resumo:
O presente trabalho tem como propósito analisar as causas da insatisfação e do abandono dos clientes de academias de ginástica. A importância deste estudo está no fato de que os estudos acadêmicos têm negligenciado os temas insatisfação e abandono. Para isso, foi avaliada a influência do atendimento, das instalações e dos motivos pessoais que levam os indivíduos a se sentirem insatisfeitos e a interromperem suas atividades físicas. A pesquisa foi realizada em duas etapas em academias de ginástica de Belo Horizonte. Na primeira, qualitativa, foram realizadas 10 entrevistas semiestruturadas com clientes que haviam abandonado alguma academia nos últimos 12 meses. Os resultados dessa etapa fomentaram a elaboração de um questionário, contando com 51 perguntas, mensuradas em escala Likert, acerca dos motivos da insatisfação e do abandono. Posteriormente, foi realizada uma survey, por meio de aplicação do questionário a uma amostra não probabilística por conveniência, formada por 222 indivíduos que também haviam abandonado alguma academia de ginástica nos últimos 18 meses. Como resultado, observou-se que os principais responsáveis pela insatisfação e pelo abandono foram o atendimento administrativo técnico/pessoal, além das instalações. Dessa forma, sugere-se, para a correção desses problemas, uma maior valorização do cliente, flexibilidade na negociação de renovação de matrícula e maior atenção por parte dos instrutores aos seus alunos, procurando atendê-los melhor e tornar a atividade desenvolvida mais prazerosa.
Citação ABNT:
OELZE, A. G. L.; MESQUITA, J. M. C.; DIAS, A. T. Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 3, p. 124-139, 2015.
Citação APA:
Oelze, A. G. L., Mesquita, J. M. C., & Dias, A. T. (2015). Análise das causas da insatisfação e do abandono pelos clientes de academias de ginástica. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(3), 124-139.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39594/analise-das-causas-da-insatisfacao-e-do-abandono-pelos-clientes-de-academias-de-ginastica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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