Marketing esportivo em um grupo fabricante de componentes elétricos Outros Idiomas

ID:
39631
Resumo:
O Marketing Esportivo vem se tornando um importante campo de estudos e investimentos dentro do Marketing. No Brasil o tema ganha força devido ao fato do país ter sediado a Copa do Mundo de 2014, e estar se preparando para as Olimpíadas de 2016. Em geral, o marketing esportivo se insere dentro de empresas como parte da estratégia para consolidação de uma marca. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a proposta de marketing esportivo desenvolvida pelo Grupo Intelli contrapondo as ações gerenciais com a percepção das pessoas com relação à marca e ao marketing esportivo de maneira geral. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em uma revisão bibliográfica e estudo de caso único. Em um primeiro momento foi realizada entrevista e análise documental junto ao departamento de esportes do grupo. Em seguida foi realizada uma pesquisa de marketing por meio de um questionário alocado no googledocs e difundido por meio do facebook. Qualquer pessoa que tivesse acesso ao link poderia responder, assim teve-se uma amostra não probabilística. Foram obtidas 126 respostas válidas. No caso do grupo o foco nos esportes iniciou-se decorrente de razão emocional, contudo nota-se que uma visão mais estratégica começa a se ampliar com diversificação dos esportes apoiados, desenvolvimento de novos projetos e valoração da mensuração de resultados. Com base nos achados da pesquisa de marketing, juntamente à análise das ações realizadas são tecidas algumas recomendações gerenciais para o grupo.
Citação ABNT:
FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo em um grupo fabricante de componentes elétricos. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-122, 2015.
Citação APA:
Ferreira, R. M., & Medeiros, M. L. (2015). Marketing esportivo em um grupo fabricante de componentes elétricos. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 108-122.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39631/marketing-esportivo-em-um-grupo-fabricante-de-componentes-eletricos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ADC Intelli. (2012). ADC Intelli /Orlândia. Recuperado em junho, 2015, de http://www.facebook.com/adcintelli/info?tab=page_info .

Aidar, A. C. K.; Leoncini, M. P.; Oliveira, J. J. (2000). A nova gestão do futebol. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Barros, A J da S.; Lehfeld, N. Aparecida de S. (2007). Fundamentos de Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson.

Bertoldo, C. P. (2000). Marketing esportivo: o esporte nas estratégias empresariais. São Paulo: Umesp.

Beting, E. (2006). Rafael Plastina. Recuperado em fevereiro, 2014, de http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/entrevista-rafael-plastina_33.html .

Dias, D. (2012). Vincenzo: Presidente e Massagista. Brasil: TV Globo - Globo Esporte. Recuperado em junho, 2015, de https://www.youtube.com/watch?v=TJ4FDzjKT0k&feature=youtu.be .

Dionísio, P.; Carmo, L.; Moutinho, L. (2008). Fandom affiliation and tribal behaviour: a sports marketing application. Qualitative Market Research: An International Journal, 11(1), 17-39.

Fagundes, A. F. A.; Veigas, R. T.; Sampaio, D. O.; & Sousa, C. V. (2012). A publicação acadêmica de marketing esportivo no Brasil. REMark - Revista Brasileira de Marketing, 11(2), 94-119.

Galinari, R.; Cervieri Junior, O.; Teixeira Junior, J. R.; Rawet, E. L. (2015). Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, 41(Varejo), 135-180.

Godoi, C. K.; Bandeira-de-Melo, R.; Da Silva, A. B. (2007). Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais: Paradigmas, Estratégias e Métodos. São Paulo: Saraiva.

Intelli. (2009). Participação social. Recuperado em junho, 2015, de http://www.intelli.com.br/social.php?cod=37 .

Intelli. (2011). Grupo Intelli. Recuperado em junho, 2015, de https://www.facebook.com/grupointelli?fref=ts .

Intelli. (2013). História de sucesso. Recuperado em agosto, 2013, de http://www.grupointelli.com.br/hist.php .

Intelli. (2014). Informativo Grupo Intelli. Recuperado em outubro, 2014, de http://www.grupointelli.com.br/info/informativo02/ .

Kotler, P.; Keller, K. (2012). Administração de Marketing. 14. ed. Prentice Hall Brasil.

Leoncini, M. P.; Silva, M. T. (2005). Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Gestão & Produção, 12(1), 11-23.

Lordello, V. (2013). Patrocínio esportivo no Brasil já atinge R$3 bi/ano. Recuperado em agosto, 2013, de http://exame.abril.com.br/rede-deblogs/esporte-executivo/2013/08/23/patrocinioesportivo-no-brasil-ja-atinge-r-3-biano/ .

Melo Neto, F. P. (2013). Marketing Esportivo. Rio de Janeiro: BestSeller.

Morgan M. J.; Summers J. (2008). Marketing Esportivo. São Paulo: Thomson Learning.

Motta, N. (1998). Confissões de um torcedor: Quatro copas e uma paixão. Rio de Janeiro: Objetiva.

Pitts, B. G.; Stotlar, D. K. (2007). Fundamentals of sport marketing. F I T Publishers.

Pozzi, L. F. (1998). A grande jogada: teoria e prática de marketing esportivo. São Paulo: Globo.

Proni, M. W. (1998). Marketing e Organização Esportiva: elementos para uma história recente do esporte-espetáculo. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, 1(1), 82-94.

Rein, I.; Kotler, P.; Shields, B. (2006). Marketing Esportivo. Porto Alegre: Bookman.

Rocco Junior, A. J. (2012). Marketing e Gestão do Esporte. São Paulo: Atlas.

Sheth, J. M.; Mittal, B.; Neeman, B. I. (2011). Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas.

Shilbury, D.; Quick, S.; Westerbeek, H. (2003). Strategic sports marketing. Australia: Allen & Unwin.

Simões, K. (2013). Marketing Esportivo é um mercado de ouro. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, maio. Recuperado em junho, 2014, de http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI125206-17171-1,00-MARKETING+ESPORTIVO+E+UM+MERCADO+DE+OURO.html .

Soares, M. L. (2007). A miopia do marketing esportivo dos clubes de futebol no Brasil: a proposta de um modelo de gestão de marketing esportivo para os clubes brasileiros. (Tese de doutorado). São Paulo: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Stewart, R.; Smith, A. (1997). Sports watching in Australian: a theoretical and empirical overview. Advanced Sports Management in Australia and New Zeeland, paper presented at SMAANZ Annual Conference Proceedings, Auckland.

Tapp, A. (2004). The loyalty of football fans - we’ll support you ever more? Journal of Database Marketing & Customer Strategy Management, 11(3), 203-216.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.