Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil Outros Idiomas

ID:
39649
Resumo:
O bom momento do futebol brasileiro tem sido fundamental para a exploração do marketing esportivo, que se caracteriza como importante fonte de receitas aos clubes, além de também ser responsável pela valorização de sua marca. Assim sendo, este estudo teve como objetivo verificar quais são as ações de marketing esportivo mais executadas por grandes clubes do futebol brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa descritiva-qualitativa, por meio da qual foram analisadas as ações de marketing esportivo desenvolvidas no período de 2008 a 2013 pelos cinco clubes nacionais com maior receita dentre os que disputaram a séria A do Campeonato Brasileiro de futebol em 2012. Assim, Corinthians, São Paulo, Internacional, Grêmio e Flamengo foram selecionados, uma vez que juntos somaram aproximadamente 47% da receita total dos clubes brasileiros naquele ano. Como resultados, observou-se que as ações de marketing esportivo mais praticadas pelos clubes analisados foram: programa sócio torcedor, escolas de futebol oficiais, lançamento de livros e filmes, disponibilização de canais de informações sobre o time, contratação de jogadores consagrados, patrocínio máster, lojas oficiais do clube (física e virtual) e, por fim, estabelecimento de agência de turismo exclusiva. É possível ainda afirmar que estas ações mais reproduzidas pelos clubes analisados evidenciaram-se como as principais geradoras de receita e crescimento econômico destes no período pesquisado. Não obstante, as demais ações encontradas na pesquisa também demonstraram-se importantes, pois complementaram o esforço dos clubes na fidelização de seus torcedores.
Citação ABNT:
GASPAR, M. A.; MORAIS, D. M. G.; VALLADA JÚNIOR, A. C.; DEBIA, C. A. Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 3, n. 1, p. 12-28, 2014.
Citação APA:
Gaspar, M. A., Morais, D. M. G., Vallada Júnior, A. C., & Debia, C. A. (2014). Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 12-28.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português