Terceirização de serviços em hotéis: um estudo comparativo de caso Outros Idiomas

ID:
39654
Resumo:
Este estudo discute o processo de terceirização em dois tipos de hotéis, um independente e um de rede. Especificamente, o objetivo deste estudo foi verificar como e por que os hotéis terceirizam seus serviços e atividades. Para tanto realizou-se um estudo qualitativo, comparativo de casos, utilizando a técnica da análise de conteúdo do tipo categorial. Os resultados mostram que as decisões das terceirizações foram motivadas principalmente por razões financeiras, tais como a possibilidade de redução de custos e a melhoria do desempenho financeiro. Também se destacou como razões para a terceirização no hotel de rede a existência de fornecedor especializado, o que sugere a existência de uma estratégia voltada para a busca de recursos externos, como forma de integrar e complementar recursos. Com relação ao processo de decisão da terceirização, observou-se que processos formalizados são adotados pelo hotel pertencente a uma rede. O hotel independente adota processos mais informais na decisão da terceirização. Por fim, variáveis ambientais, crise financeira e a gripe H1N1, não influenciaram o processo de terceirização nos hotéis.
Citação ABNT:
MARTINS, T. S.; KATO, H. T.; CRUZ, J. A. W.; SATO, K. H. Terceirização de serviços em hotéis: um estudo comparativo de caso. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 3, n. 1, p. 74-93, 2014.
Citação APA:
Martins, T. S., Kato, H. T., Cruz, J. A. W., & Sato, K. H. (2014). Terceirização de serviços em hotéis: um estudo comparativo de caso. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 74-93.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39654/terceirizacao-de-servicos-em-hoteis--um-estudo-comparativo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português