Mega Lanche’s – Fazendo Muito com Pouco na Rocinha Outros Idiomas

ID:
39889
Resumo:
Com base principalmente em entrevistas realizadas com os dois sócios, o presente caso de ensino em Administração narra o histórico da Mega Lanche’s, de André e de Jorge. O caso dá atenção a fatos particularmente relevantes para o empreendedorismo e a gestão de micro e pequenas empresas em um meio adverso, de baixo desenvolvimento socioeconômico. Evidencia, em especial, modos de se fazer muito com pouco, o valor das pequenas e impactantes inovações (ou inovações frugais) e como é possível um pequeno negócio, ao invés de empregar o planejamento, utilizar modos de se administrar e estratégias emergentes rumo ao sucesso. Na realidade abordada, a inovações são frequentemente ligadas a práticas de marketing e à geração de vantagem colaborativa com ações sociais feitas com intensa relação com a comunidade local. Apesar de sua importância, a administração pouco ou nada planejada, assim como tal modo de se praticar o marketing e se gerar vantagem colaborativa, é ainda amplamente negligenciada na pesquisa e no ensino brasileiros.
Citação ABNT:
LIMA, E.; THURLER, L.; NASSIF, V. M. J. Mega Lanche’s – Fazendo Muito com Pouco na Rocinha. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 4, n. 3, p. 204-234, 2015.
Citação APA:
Lima, E., Thurler, L., & Nassif, V. M. J. (2015). Mega Lanche’s – Fazendo Muito com Pouco na Rocinha. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 4(3), 204-234.
DOI:
1014211/Rege33279
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39889/mega-lanche---s-----fazendo-muito-com-pouco-na-rocinha/i/pt-br
Tipo de documento:
Caso de Ensino
Idioma:
Português
Referências:
BESHAROV, M.; SMITH, W. K. Multiple Institutional Logics in Organizations: Explaining their Varied Nature and Implications. The Academy of Management Review, v. 39, n. 3, p. 364-381, 2014.

JOHNSEN, H. C. G.; ENNALS, R. (eds.). Creating Collaborative Advantage – Innovation and Knowledge Creation in Regional Economies. Burlington: Gower, 2012.

WOOD, J. R. T. Organizações Híbridas (pensata). RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 241- 247, 2010.