Tríplice Hélice: a Relação Universidade-Empresa em Busca da Inovação Outros Idiomas

ID:
39896
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar a relação universidade-empresa buscando evidências teóricas que evidenciem os benefícios e as barreiras relacionadas ao modelo Tríplice Hélice. Para este artigo a terceira hélice, governo, é reconhecida como participante do processo, mas é entendido como hélice mediadora da relação Universidade-Empresa e responsável pela melhora do desempenho entre U-E. Para alcançar o objetivo proposto, levantou-se o histórico do modelo Tríplice Hélice, empreendedorismo e inovação tecnológica. Como resultado da pesquisa identificou-se as barreiras que geram conflitos e conduzem um processo de baixa produtividade, destacando-se: falta de administração dos projetos; a falta de administração dos projetos de forma profissional nas universidades; os altos custos envolvidos; indefinições na elaboração de clara política institucional de relacionamento com o ambiente externo aumentam as incertezas; existência de dúvida sobre o valor da cooperação; e complexidade dos contratos a serem negociados. No tocante aos facilitadores, identificou-se que o conflito ideológico entre a universidade e o setor empresarial tende a ser superado, possibilitando um incremento na confiança mutua e que a inovação é entendida como uma chave do processo de mudança, direcionando o papel da universidade, eximindo-a da função de protagonista no campo econômico e direcionando-a para a responsabilidade social.
Citação ABNT:
GOMES, M. A. S.; COELHO, T. T.; GONÇALO, C. R. Tríplice Hélice: a Relação Universidade-Empresa em Busca da Inovação. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 12, n. 1, p. 70-79, 2014.
Citação APA:
Gomes, M. A. S., Coelho, T. T., & Gonçalo, C. R. (2014). Tríplice Hélice: a Relação Universidade-Empresa em Busca da Inovação. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 12(1), 70-79.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39896/triplice-helice--a-relacao-universidade-empresa-em-busca-da-inovacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português