Antecedentes Mais Relevantes da Satisfação dos Consumidores no Varejo Supermercadista Outros Idiomas

ID:
39904
Resumo:
Este trabalho objetivou identificar as variáveis mais importantes para a satisfação do consumidor no segmento de varejo supermercadista e, posteriormente, propor um modelo ampliado de satisfação do consumidor neste setor. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo em uma amostra composta por 750 indivíduos. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido pelos autores com base no referencial teórico previamente pesquisado e incluiu 40 variáveis teóricas. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica Análise Fatorial Exploratória, com o intuito de agrupar as variáveis de pesquisa em um número menor de fatores. Posteriormente, realizou-se uma Análise de Regressão Múltipla, de modo a elaborar uma equação que incluísse os fatores mais importantes para a formação da satisfação no segmento de supermercados. Entre as principais constatações deste trabalho, destaca-se a identificação de três construtos que devem ser utilizados conjuntamente para explicar a satisfação do consumidor no varejo supermercadista: as expectativas desenvolvidas, as experiências de compra e a imagem do varejista. Deste modo, este trabalho contribui para ampliar o conceito de satisfação no varejo. Ressalta-se que, a partir dos resultados obtidos, os autores elaboraram um modelo ampliado de satisfação no varejo supermercadista.
Citação ABNT:
CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. Antecedentes Mais Relevantes da Satisfação dos Consumidores no Varejo Supermercadista. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 12, n. 2, p. 147-152, 2014.
Citação APA:
Ceribeli, H. B., & Merlo, E. M. (2014). Antecedentes Mais Relevantes da Satisfação dos Consumidores no Varejo Supermercadista. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 12(2), 147-152.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39904/antecedentes-mais-relevantes-da-satisfacao-dos-consumidores-no-varejo-supermercadista/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português