Impacto do Marketing Interno sobre a Orientação para o Mercado em Empresas Brasileiras Outros Idiomas

ID:
39975
Resumo:
O conceito de marketing interno refere-se à visualização dos colaboradores como consumidores internos e assinala a necessidade de ouvir e satisfazer os colaboradores como requisito e satisfação dos colaboradores como requisitos para a satisfação dos clientes da empresa. Este artigo centra-se, assim, na influência do marketing interno na adoção de uma cultura empresarial orientada para os clientes, i.e., na orientação para o mercado. Com base na operacionalização do conceito de marketing interno de Lings e Greenley (2005), propõe-se um modelo conceitual das relações entre os conceitos de orientação para o mercado interno e orientação para o mercado. Os resultados de um estudo empírico baseado na aplicação de um questionário a 109 empresas brasileiras de diversos setores econômicos corroboram o modelo de investigação proposto. Desta forma, verificou-se que a adoção de um comportamento orientado para o mercado interno – nomeadamente as dimensões relativas à divulgação de informações e implementação de respostas – influencia a orientação para o mercado externo e suas dimensões (produção de informações, divulgação de informações e resposta).
Citação ABNT:
MORAIS, I. D. C.; SOARES, A. M. Impacto do Marketing Interno sobre a Orientação para o Mercado em Empresas Brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 2, p. 197-215, 2016.
Citação APA:
Morais, I. D. C., & Soares, A. M. (2016). Impacto do Marketing Interno sobre a Orientação para o Mercado em Empresas Brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, 20(2), 197-215.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2016140069
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/39975/impacto-do-marketing-interno-sobre-a-orientacao-para-o-mercado-em-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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