Divulgação de informações por meio da internet: serão as redes sociais capazes de reduzir a assimetria informacional entre empresas e investidores? Outros Idiomas

ID:
40017
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi de verificar se a utilização das redes sociais (Wikipédia, Youtube e Facebook) reduz a assimetria de informação existente entre as empresas e investidores. Para atingir o objetivo proposto, utilizaram-se os testes Mann-Whitney, ANOVA e correlação de Spearman, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva. A amostra compreendeu 126 empresas de capital aberto listadas na BM&FBovespa, no período de 2006 a 2011, que disponibilizaram informações na base de dados da Economatica®, da Thomson ONE Analytics® e nas redes sociais citadas. Os resultados desta pesquisa apontam que a utilização das redes sociais não tem forte influência nos erros de previsão dos analistas (proxy para assimetria informacional), diferente do resultado encontrado por Rubin e Rubin (2010) ao analisar tal relação no mercado de capitais norte-americano. Ressaltase que esses resultados podem ter sofrido influência da baixa utilização das redes sociais no Brasil, quando comparadas com as empresas dos Estados Unidos da América, pelos períodos de crises e de mudanças nas normas contábeis, que afetaram o Brasil recentemente. Pode-se inferir que as companhias brasileiras poderiam utilizar melhor a praticidade e o alcance das redes sociais, bem como outras características destas, na divulgação de suas informações financeiras, fazendo com que tais redes sejam uma ferramenta para a redução da assimetria informacional.
Citação ABNT:
ARRUDA, M. P.; SOUSA, R. A. M.; GIRÃO, L. F. A. P.; PAULO, E. Divulgação de informações por meio da internet: serão as redes sociais capazes de reduzir a assimetria informacional entre empresas e investidores? . Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 3, n. 2, p. 27-41, 2015.
Citação APA:
Arruda, M. P., Sousa, R. A. M., Girão, L. F. A. P., & Paulo, E. (2015). Divulgação de informações por meio da internet: serão as redes sociais capazes de reduzir a assimetria informacional entre empresas e investidores? . Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 3(2), 27-41.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40017/divulgacao-de-informacoes-por-meio-da-internet--serao-as-redes-sociais-capazes-de-reduzir-a-assimetria-informacional-entre-empresas-e-investidores--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português