Evidenciação de subvenção e assistência governamentais das empresas na Bm&Fbovespa Outros Idiomas

ID:
40048
Resumo:
A convergência da contabilidade aos padrões internacionais por meio das International Financial Reporting Standards (IFRS) trouxe significativas alterações na legislação brasileira. Dentre elas, ocorreram modificações no que tange às subvenções e assistências governamentais (SAGs), com a publicação do Pronunciamento Técnico CPC 07 (2010). Neste contexto, o objetivo deste estudo é verificar o nível de evidenciação das SAGs das empresas que integram os setores da BM&FBovespa em conformidade com o Pronunciamento Técnico CPC 07 (2010). A pesquisa classifica-se como descritiva e documental, com abordagem predominantemente quantitativa com análise de dados por meio de estatística descritiva e entropia informacional. A amostra utilizada é não probabilística e intencional, sendo constituída por 144 empresas listadas em 9 setores. O nível de evidenciação foi obtido por meio da coleta de dados no Balanço Patrimonial e nas Notas Explicativas de cada empresa, referente ao ano de 2010 e, posteriormente, analisado com base nos itens que compõe as variáveis da pesquisa elaborado em consonância com o CPC 07 (2010). Os resultados apontam que, dos itens analisados, os que apresentaram maior evidenciação tratam da evidencia- ção da política contábil adotada pela entidade para as subvenções governamentais, incluindo os métodos de apresentação e da evidenciação da natureza e dos montantes de SAGs que foram reconhecidos nas demonstrações contábeis da entidade. Verificou-se que ocorreu a evidenciação de subvenções e assistências governamentais, com predomínio nos setores de Consumo Cíclico, Materiais Básicos e Utilidade Pública, porém, as empresas efetuaram a evidenciação de forma satisfatória, e atendendo de forma parcial o Pronunciamento Técnico CPC 07 (2010).
Citação ABNT:
BENETTI, K.; BENETTI, K.; BRAUN, M.; ORO, I. M.; UTZIG, M. J. S. Evidenciação de subvenção e assistência governamentais das empresas na Bm&Fbovespa. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 2, n. 1, p. 75-90, 2014.
Citação APA:
Benetti, K., Benetti, K., Braun, M., Oro, I. M., & Utzig, M. J. S. (2014). Evidenciação de subvenção e assistência governamentais das empresas na Bm&Fbovespa. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(1), 75-90.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40048/evidenciacao-de-subvencao-e-assistencia-governamentais-das-empresas-na-bm-fbovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português