A Experiência de Turismo e sua Crítica Cultural Outros Idiomas

ID:
40266
Periódico:
Resumo:
O objetivo do trabalho é revelar a importância da experiência turística, a inter-relação dessa experiência com a cultura, e como elas estão integradas. No presente texto estão refletidas categorias, tais como o multiculturalismo, ao mesmo tempo em que realiza uma crítica reflexiva da relação (turismo e cultura). Para tanto, a pesquisa é apresentada em duas seções: a primeira discute a conceitualização da experiência turística e sua implantação para o fenômeno do turismo. A segunda parte visa à crítica cultural na dinâmica e experiência turística. Por fim, o artigo é concluído com uma reflexão sobre o encontro de diferentes culturas como elemento central para a compreensão da experiência turística a partir das múltiplas visões em um mundo intercultural.
Citação ABNT:
FORNÉ, F. F.; JIMÉNEZ, C. N. La Experiencia Turística y su Crítica Intercultural . Turismo em Análise, v. 26, n. 4, p. 843-858, 2015.
Citação APA:
Forné, F. F., & Jiménez, C. N. (2015). La Experiencia Turística y su Crítica Intercultural . Turismo em Análise, 26(4), 843-858.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p843-858
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40266/a-experiencia-de-turismo-e-sua-critica-cultural-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol
Referências:
ANDERSSON, L. Urban experiments and concrete utopias. Alborg: Department of Architecture and Design, Alborg University, 2009.

AZEVEDO, A. Designing unique and memorable experiences: co-creation and the surprise factor. III Congreso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste, Leiria (Portugal), 2009.

BAUMAN, Z. Globalization: The Human Consequences. Cambridge: Polity, 1998.

BAUMAN, Z. La cultura como praxis. Barcelona: Paidós, 2002.

BELISLE, F.J. Tourism and food production in the Caribbean. Annals of Tourism Research, n. 10, p. 497-513, 1983.

BLOMMAERT, J. Discourse: A Critical Introduction. Cambridge. Cambridge University Press, 2005.

BONIFACE, P. Managing Quality Cultural Tourism. Londres y Nueva York: Routledge, 1995.

CASTILLO, M. La política turística: un acercamiento a la concepción crítica. Revista Tendencias, vol. 4, n. 2, p. 3-9, 2008.

CORTADELLAS, A. Reus, experience city. Diari Més, n. 1780, 2011.

FLORIDA, R. The Rise of the Creative Class. London: Basic Books, 2002.

FUSTÉ FORNÉ, F. Crear experiències: l’entorn com escenari de valor turístic. Seminario Estrategias empresariales para la dinamización del turismo en la comarca del Pallars Sobirà, Sort (España), 2012.

FUSTÉ FORNÉ, F. El turisme gastronòmic: autenticitat i desenvolupament local en zones rurals. Documents d’Anàlisi Geogràfica, vol. 61, n. 2, p. 289-304, 2015.

FUSTÉ FORNÉ, F. Experience Landscapes: For the locals to live, for the tourists to visit. SoLA Seminar Series, Lincoln (Nueva Zelanda), 2015.

FUSTÉ FORNÉ, F. Front-line employees-customer relationship experience: exploratory case on mission identification in the Spanish hospitality industry. Cuadernos de Turismo, n. 36, p. 197-218, 2015.

FUSTÉ FORNÉ, F. Gastronomía y turismo: el combate “local frente a global”. GeocritiQ, n. 158, 2015.

FUSTÉ FORNÉ, F. Tourist experience: The mission and customers. Celebrating and Enhancing the Tourism Knowledge-based Platform: A Tribute to Jafar Jafari, Palma de Mallorca (España), 2013.

GONÇALVES SILVEIRA, F.E.; BARRETTO, M. Turismo de Transformación. Estudios y Perspectivas en Turismo, n. 19, 2010.

GUERRA, M.R. Iguales y diferentes: derechos humanos y diversidad. México: Conacyt, 2008.

HARRIS, M. Teorías sobre la cultura en la era posmoderna. Barcelona: Crítica, 2007.

HASHIMOTO, A. Tourism and Socio-cultural development issues. In: SHARPLEY, R; TELFER, D. (eds.). Tourism and Development. Concepts and Issues. Bristol: Channel View Publications, 2015.

HUGHES, G. Authenticity in Tourism. Annals of Tourism Research, vol. 22, n. 4, p. 781-803, 1995.

JAFARI, J. Tourism and its spirit of hospitality. Congreso Internacional Creación y Comercialización de Productos Turísticos, Sort (España), 2014.

JAWORSKI, A.; THURLOW, A. Language and the Globalizing Habitus of Tourism: Toward a Sociolinguistics of Fleeting Relationships. In: COUPLAND, N. (ed.). The Handbook of Language and Globalization. Singapore: Wiley-Blackwell, 2010.

LORENTZEN, A. Knowledge networks in the experience economy. An analysis of four flagship projects in Frederikshavn. Praga: Regional Studies Association, 2008.

LORENTZEN, A. Small cities in the experience economy. An evolutionary approach. Regions in focus conference, Lisboa (Portugal), 2007.

LYCK, L. Experience Economy as an Instrument to Create Economic Profitability. Örebro University: Center for Tourism and Culture Management, Copenhagen Business School, 2010.

MANSFELDT, O. K.; VESTAGER, E. M.; IVERSEN, M. B. Experience design in city tourism. Stensberggata, Oslo: Nordic Innovation Center, 2008.

MARLING, G.; JENSEN, O. B.; KIIB, H. Designing the Experience City - The role of Hybrid Cultural Projects. Nordic Journal of Architectural Research, n. 20, 2008.

MUNSTERS, W.; FREUND DE KLUMBIS, D. Culture as a component of the hospitality product. International Cultural Tourism, n. 26, 2005.

NAVA JIMÉNEZ, C.; MENDOZA VALDES, R.; CASTILLO NECHAR, M. Una mirada ética crítica al turismo como objeto/fenómeno intercultural de estudio. RBTUR, vol. 8, n. 2, p. 185-200, 2014.

NAVA JIMÉNEZ, C.; NECHAR, M.; VALDÉS, R.; MARTÍNEZ, E. La Crítica en el Pensamiento Turístico. ROSA DOS VENTOS - Turismo E Hospitalidade, vol. 6, n. 3, p. 324-341. 2014.

ORIGET DU CLUZEAU, C. Culture, tourisme et développement. In: ORIGET DU CLUZEAU, C.; TOBELEM, J. (eds.). Culture, tourisme et développement. París: L’Harmattan, 2009.

PANIKKAR, R. La puerta estrecha del conocimiento. Sentidos, razón y fe. Barcelona: Herder, 2009.

PANIKKAR, R. Paz e interculturalidad. Barcelona: Herder, 2006.

PARSONS, T. (1999). El sistema social. Madrid: Alianza, 1999.

PINE, J.; GILMORE, J. The experience economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999.

RYAN, C. Ways of Conceptualizing the Tourist Experience A Review of Literature. Tourism Recreation Research, vol. 35, n. 1, p. 37-46, 2015.

SHEDROFF, N. Experience design. Indianapolis: New Riders Publishing, 2001.

TURNER, L.; ASH, J. La horda dorada: El turismo internacional y la periferia del placer. Madrid: Endymion, 1991.

TUSSYADIAH, I.P. ; FESENMAIER, D.R. Interpreting Tourist Experiences from First-Person Stories: A Foundation for Mobile Guides. 21st Conference of the European Colloid and Interface Society, Ginebra (Suiza), 2007.

VARGAS, H. La calidad de vida interior, una puerta hacia la interculturalidad. In: GUERRA, M.D.; VALDÉS, R. (coords.). ¿Cómo vivir juntos? ética, derechos humanos e interculturalidad. México: Torres Asociados, 2013.

VON STRAUSS, A. Intercultural encounters: the Kalahari and the zulu. In: TOMASELLI, K.G. (ed.). Cultural tourism and identity: rethinking indigeneity. Leiden: Martinus Nijhoff Publishers, 2012.

ZERLANG, M. Experiencing Israels Plads. Nordic Journal of Architectural Research, 2008.

ALFINO, M.; CAPUTO, J.; WYNYARD, R. McDonaldization Revisited: Critical Essays on Consumer Culture. Westport: Praeger, 1998.

KIIB, H. Innovative Universities and the Experience City. Aalborg: Department of Architecture and Design, Aalborg University, 2008.