Uma comparação entre as técnicas hard e soft laddering aplicadas à percepção de valor de acadêmicos de administração em relação a uma instituição de ensino superior na cidade de Rio Verde-Go Outros Idiomas

ID:
4027
Resumo:
Pesquisas acadêmicas que versam a respeito do valor para o cliente, utilizando o conceito da teoria da cadeia de meios-fim, têm se mostrado crescentes. A técnica de entrevista Laddering tem sido a ferramenta mais usada para estabelecer a relação entre atributos, consequências e valores propostos por essa teoria. Diante disso, neste estudo realizou-se uma análise comparativa entre as características da Laddering tradicional, chamada de Soft Laddering, e a variação dessa técnica denominada de Hard Laddering, representada nesta pesquisa pelo questionário auto-administrável Paper-and-Pencil. Essa análise comparativa atende a necessidade dos pesquisadores de conhecerem aspectos específicos de cada uma das abordagens da Laddering para que haja adequação entre a teoria da cadeia de meios-fim e a escolha pela técnica que mais se enquadra no seu objeto de estudo. Na revisão de literatura foram examinados os conceitos da teoria de meios-fim; a descrição das duas abordagens da entrevista Laddering e o conceito de valor pessoal para o cliente, nesse caso, os acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Na análise comparativa foram apresentadas as diferenças e similaridades entre a Soft Laddering e o questionário Paper-and-Pencil Hard Laddering. A comparação demonstra maior eficiência da Soft Laddering, porém, sugere que o questionário Paper-and-Pencil apresenta uma potencialidade em gerar resultados semelhantes aos da abordagem tradicional, dependendo de sua adaptação e aplicação.
Citação ABNT:
CARDOSO SOBRINHO, C. A.; BOAS, L. H. B. V.; MARTINS, A.; COELHO, G. Uma comparação entre as técnicas hard e soft laddering aplicadas à percepção de valor de acadêmicos de administração em relação a uma instituição de ensino superior na cidade de Rio Verde-Go. Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 4, art. 142, p. 113-136, 2010.
Citação APA:
Cardoso Sobrinho, C. A., Boas, L. H. B. V., Martins, A., & Coelho, G. (2010). Uma comparação entre as técnicas hard e soft laddering aplicadas à percepção de valor de acadêmicos de administração em relação a uma instituição de ensino superior na cidade de Rio Verde-Go. Revista de Administração e Inovação, 7(4), 113-136.
DOI:
10.5773/rai.v7i4.432
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4027/uma-comparacao-entre-as-tecnicas-hard-e-soft-laddering-aplicadas-a-percepcao-de-valor-de-academicos-de-administracao-em-relacao-a-uma-instituicao-de-ensino-superior-na-cidade-de-rio-verde-go/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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