Processo sucessório na governança de organizações familiares: um estudo exploratório nas “Mehores Empresas” Outros Idiomas

ID:
40332
Autores:
Resumo:
Este artigo se propõe a levantar práticas por meio das quais organizações familiares enfrentam o desafio da sucessão dos seus profissionais. Para o cumprimento desse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de levantamento de práticas relativas ao planejamento sucessório entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil. Com o intuito de levantar as principais características do planejamento sucessório adotadas pelas organizações familiares, foi realizada uma pesquisa de levantamento exploratória. Para a realização das análises do presente trabalho, foram consideradas as ações de Dutra (2010) para estruturação do planejamento sucessório. Em síntese, a literatura evidencia que embora a sucessão constitua evento de fundamental importância para a continuidade dos negócios e sobrevivência das empresas familiares, ela poderá tornar-se traumática, se não for conduzida de forma racional, o que demonstra a necessidade de tal processo se desenvolver através de planejamento cuidadoso e racional, que procure levar em conta a ampla gama de fatores que o afetam. No caso das empresas familiares, nota-se o desafio de considerar as questões emocionais e afetivos na discussão do planejamento sucessório. Constatou-se pouca atenção aos aspectos emocionais do processo sucessório nas organizações familiares.
Citação ABNT:
SILVA, R.Processo sucessório na governança de organizações familiares: um estudo exploratório nas “Mehores Empresas” . Revista de Carreiras e Pessoas, v. 4, n. 1, p. 86-96, 2014.
Citação APA:
Silva, R.(2014). Processo sucessório na governança de organizações familiares: um estudo exploratório nas “Mehores Empresas” . Revista de Carreiras e Pessoas, 4(1), 86-96.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40332/processo-sucessorio-na-governanca-de-organizacoes-familiares--um-estudo-exploratorio-nas----mehores-empresas----/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português