Título Inglês:
From Experience to Learning: Reflective Practica as a Tool In Executive Coaching
Resumo:
A prática do coaching de executivos tem recebido atenção crescente nas organizações e é também de interesse em pesquisas acadêmicas, nas quais procura-se investigar resultados e implicações organizacionais, características do processo, além de possíveis modelos de intervenção. Freqüentemente, é possível observar uma influência significativa da perspectiva da psicologia, especialmente da psicologia com fins terapêuticos, nesse tipo de processo. Por outro lado, a prática reflexiva é um conceito difundido no contexto da educação de adultos (adult learning), que, nos últimos anos, vem sendo atualizado para o universo organizacional. Baseia-se na premissa de que a experiência no ambiente organizacional é, potencialmente, uma das principais formas de aprendizado e, por outro lado, na de que o exercício da reflexão é estratégia que maximiza o aprendizado a partir da experiência. Este trabalho teórico visa promover um diálogo entre esses dois conceitos, coaching e reflexão, visitando idéias e técnicas centrais para a prática de reflexão com fins de aprendizado e propondo possíveis contribuições dessa prática para o exercício do coaching de executivos.
Resumo Inglês:
The practice of executive coaching has received increasing attention in organizations and is also of interest in academic research. Academics have investigated coaching´s outcomes and organizational implications, processes characteristics,and possible intervention models. Often it is possible to observe a significant influence from the field of psychology, especially from psychotherapy approaches. On the other hand, reflective practice is a widespread concept in the context of adult learning, which in recent years has been increasingly employed in organizations. It is based on the premise that reflection is a means for maximizing learning from experience. This theoretical work is to promote a dialogue between these two concepts , coaching and reflection, exploring ideas and techniques which are core for the practice of reflection with the purpose of learning. The article also proposes possible contributions of this practice for the exercise of executive coaching.
Citação ABNT:
REIS, G. G.Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 3, n. 3, p. 34-48, 2013.
Citação APA:
Reis, G. G.(2013). Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos. Revista de Carreiras e Pessoas, 3(3), 34-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40337/da-experiencia-ao-aprendizado--a-pratica-reflexiva-como-recurso-no-processo-de-coaching-de-executivos/i/pt-br