Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos Outros Idiomas

ID:
40337
Resumo:
A prática do coaching de executivos tem recebido atenção crescente nas organizações e é também de interesse em pesquisas acadêmicas, nas quais procura-se investigar resultados e implicações organizacionais, características do processo, além de possíveis modelos de intervenção. Freqüentemente, é possível observar uma influência significativa da perspectiva da psicologia, especialmente da psicologia com fins terapêuticos, nesse tipo de processo. Por outro lado, a prática reflexiva é um conceito difundido no contexto da educação de adultos (adult learning), que, nos últimos anos, vem sendo atualizado para o universo organizacional. Baseia-se na premissa de que a experiência no ambiente organizacional é, potencialmente, uma das principais formas de aprendizado e, por outro lado, na de que o exercício da reflexão é estratégia que maximiza o aprendizado a partir da experiência. Este trabalho teórico visa promover um diálogo entre esses dois conceitos, coaching e reflexão, visitando idéias e técnicas centrais para a prática de reflexão com fins de aprendizado e propondo possíveis contribuições dessa prática para o exercício do coaching de executivos.
Citação ABNT:
REIS, G. G.Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 3, n. 3, p. 34-48, 2013.
Citação APA:
Reis, G. G.(2013). Da experiência ao aprendizado: a prática reflexiva como recurso no processo de coaching de executivos. Revista de Carreiras e Pessoas, 3(3), 34-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40337/da-experiencia-ao-aprendizado--a-pratica-reflexiva-como-recurso-no-processo-de-coaching-de-executivos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português