Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos Outros Idiomas

ID:
40683
Resumo:
A política de dividendos no Brasil tem sido objeto de vários estudos na área de finanças. Este estudo teve como objetivo analisar a reação do mercado à evidenciação de distribuição de proventos, por meio de anúncios de fatos relevantes em empresas que têm ações negociadas na BM&FBovespa. A metodologia utilizada foi Estudo de Evento, sendo que a amostra é composta por 27 eventos de empresas com anúncios e são apresentadas as 54 empresas que distribuíram lucros sem anúncios. As evidências obtidas por meio dos testes estatísticos confirmaram presença de retornos anormais positivos e negativos: 48% para as empresas com anúncios, e 44% sem anúncios. Isso demonstrou que o fato de divulgar ou não anúncios de fatos relevantes não impactou de forma significativa os resultados das empresas. Constatou-se que, após a evidenciação, ocorreu uma propensão para que as variações positivas fossem maiores que as negativas, evidências que contradizem os pressupostos de Hipótese de Eficiência de Mercados.
Citação ABNT:
MELO, F. J.; FONSECA, M. W. Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 27, p. 137-164, 2015.
Citação APA:
Melo, F. J., & Fonseca, M. W. (2015). Política de dividendos no Brasil: uma análise na reação do mercado a anúncios de distribuição de proventos. Revista Contemporânea de Contabilidade, 12(27), 137-164.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p137
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40683/politica-de-dividendos-no-brasil--uma-analise-na-reacao-do-mercado-a-anuncios-de-distribuicao-de-proventos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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