Contribuição ao Entendimento da Formação da Linha de Pesquisa na Área de Ensino Contábil no Brasil Outros Idiomas

ID:
40888
Resumo:
O objetivo do estudo foi realizar uma descrição do cenário da linha de pesquisa em Ensino Contábil no Brasil, no intuito de identificar características da referida área de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento dos dados disponíveis nos programas de pósgraduação em contabilidade no Brasil, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos currículos lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da estratégia de pesquisa dos doutores titulados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da FEA-USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que defenderam suas teses nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante podendo ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados.
Citação ABNT:
VENDRAMIN, E. O.; ARAUJO, A. M. P. Contribuição ao Entendimento da Formação da Linha de Pesquisa na Área de Ensino Contábil no Brasil . Revista Universo Contábil, v. 12, n. 1, p. 66-86, 2016.
Citação APA:
Vendramin, E. O., & Araujo, A. M. P. (2016). Contribuição ao Entendimento da Formação da Linha de Pesquisa na Área de Ensino Contábil no Brasil . Revista Universo Contábil, 12(1), 66-86.
DOI:
10.4270/ruc.2016104
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40888/contribuicao-ao-entendimento-da-formacao-da-linha-de-pesquisa-na-area-de-ensino-contabil-no-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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