Efeitos da Reputação Corporativa no Custo de Capital Próprio em Empresas Brasileiras Listadas Outros Idiomas

ID:
40894
Resumo:
A reputação corporativa é uma representação da avaliação dos usuários a respeito das ações da empresa, as quais podem aumentar o capital reputacional e reduzir os riscos inerentes à atividade. Assim sendo, essa pesquisa tem por objetivo verificar os efeitos contributivos da reputação corporativa na redução do custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas. Como a reputação corporativa é um conjunto de percepções de diferentes stakeholders, utilizouse: i) o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para captar percepções de investidores, agentes do meio ambiente, auditores independentes e organizações de finalidade pública, ii) o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” para captar percepções de analistas de mercado e iii) o Índice de Social Disclosure (ISD), elaborado por Gonçalves et al. (2014), para captar percepções dos investidores e usuários externos. Quanto ao custo de capital próprio, foi utilizado o modelo de crescimento de Gordon. Para concretizar o objetivo, foram analisadas 56 empresas presentes na carteira teórica do Ibovespa nos anos de 2008 a 2012. Os resultados evidenciam que as métricas de reputação corporativa, tais como o ISE e o ISD contribuíram negativamente com o custo de capital, ao passo que o ranking da revista “As Melhores da Dinheiro” demonstrou ser positiva a contribuição para com o custo de capital. Conclui-se, portanto, que a sinalização por parte das empresas por meio de métricas de reputação corporativa, tais como evidenciação social e listagem no ISE, contribui positivamente no capital reputacional da organização e, por consequência, na redução do risco e no custo de capital próprio.
Citação ABNT:
CALEGARI, I. P.; GONÇALVES, R. S.; SERRANO, A. L. M.; RODRIGUES, J. M. Efeitos da Reputação Corporativa no Custo de Capital Próprio em Empresas Brasileiras Listadas. Revista Universo Contábil, v. 12, n. 1, p. 178-198, 2016.
Citação APA:
Calegari, I. P., Gonçalves, R. S., Serrano, A. L. M., & Rodrigues, J. M. (2016). Efeitos da Reputação Corporativa no Custo de Capital Próprio em Empresas Brasileiras Listadas. Revista Universo Contábil, 12(1), 178-198.
DOI:
10.4270/ruc.2016110
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40894/efeitos-da-reputacao-corporativa-no-custo-de-capital-proprio-em-empresas-brasileiras-listadas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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