Aplicação do Balanced Scorecard no Auxílio à Formulação do Planejamento Estratégico no Setor Público: o Caso DAE/Ufla Outros Idiomas

ID:
40998
Resumo:
Atualmente, um dos principais objetivos das organizações é alcançar melhorias no desempenho organizacional. Ao mesmo tempo, elas estão inseridas em um contexto de incertezas e complexidade que exige flexibilidade frente às exigências e às transformações do ambiente. Neste contexto, a elaboração de um planejamento estratégico adequado às características e pretensões da organização é essencial. O BSC é uma metodologia que auxilia na formulação do planejamento e na definição de objetivos estratégicos para as organizações, sejam elas do setor privado ou público. Assim, este estudo busca fazer uso desta metodologia para desenvolver propostas de objetivos para um departamento didático pedagógico de uma universidade federal. Para tanto, fez-se uso de pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas buscando reunir informações que proporcionassem a elaboração desses objetivos. Por fim, pôde-se perceber que o BSC é um instrumento capaz de auxiliar o departamento em estudo no desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente, proporcionando uma visão sistêmica da organização e a visualização da estratégia por meio das relações de causa-efeito entre os objetivos propostos.
Citação ABNT:
FERNANDES, A. G.; FURTADO, R. P. M.; FERREIRA, P. A. Aplicação do Balanced Scorecard no Auxílio à Formulação do Planejamento Estratégico no Setor Público: o Caso DAE/Ufla . Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 218-244, 2016.
Citação APA:
Fernandes, A. G., Furtado, R. P. M., & Ferreira, P. A. (2016). Aplicação do Balanced Scorecard no Auxílio à Formulação do Planejamento Estratégico no Setor Público: o Caso DAE/Ufla . Revista Economia & Gestão, 16(42), 218-244.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/40998/aplicacao-do-balanced-scorecard-no-auxilio-a-formulacao-do-planejamento-estrategico-no-setor-publico--o-caso-dae-ufla-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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