A relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de governança corporativa: evidências no mercado acionário brasileiro Outros Idiomas

ID:
412
Resumo:
Este artigo tem por objetivo verificar a relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de governança corporativa das empresas brasileiras com ações negociadas na Bovespa. Busca-se, com essa pesquisa, evidências sobre a influência do ambiente de Governança sobre o papel da contabilidade como sistema de informação. Para tanto, utilizouse um dos modelos propostos por Bushman et al. (2004). As amostras utilizadas nas análises foram compostas pelas empresas que compõem o mercado acionário brasileiro, classificadas nos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa. De acordo com os resultados, a hipótese de que: “no mercado acionário brasileiro, quanto mais complexos e mais caros são os mecanismos de governança corporativa, menores são o timeliness e a utilidade da informação contábil” não pode ser aceita. Essas evidências remetem às diferenças existentes entre o Brasil e os Estados Unidos no que se refere à estrutura do mercado acionário, ao ambiente legal, à regulamentação contábil, ao enforcement, às fontes de financiamento, etc. As evidências brasileiras, contrárias às americanas, sugerem que os mecanismos de governança, no Brasil, são implementados, justamente, para reduzir o gerenciamento de resultados contábeis e evitar a manipulação de dados. Desse modo, observa-se que as empresas brasileiras que possuem algum nível de governança corporativa diferenciado apresentam informação contábil útil e tempestiva, influenciando, de certo modo, os retornos econômicos das empresas. Vale ressaltar que o tamanho da amostra, em algumas análises, faz com que as inferências não sejam tão consistentes, no entanto, esta é uma limitação para as pesquisas que demandam dados do mercado acionário brasileiro.
Citação ABNT:
DALMÁCIO, F. Z.; REZENDE, A. J. A relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de governança corporativa: evidências no mercado acionário brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 5, n. 3, art. 1, p. 163-174, 2008.
Citação APA:
Dalmácio, F. Z., & Rezende, A. J. (2008). A relação entre o timeliness e a utilidade da informação contábil e os mecanismos de governança corporativa: evidências no mercado acionário brasileiro. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 5(3), 163-174.
DOI:
10.4013/base.2008301
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/412/a-relacao-entre-o-timeliness-e-a-utilidade--da--informacao-contabil--e-os-mecanismos-de-governanca-corporativa--evidencias-no-mercado-acionario-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português