Desenvolvimento e validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP) Outros Idiomas

ID:
4121
Resumo:
Este estudo apresenta o desenvolvimento e a validação da escala de percepção de políticas de gestão de pessoas (EPPGP) para aferir a percepção dos colaboradores quanto às políticas organizacionais de gestão de pessoas implementadas, considerando a relevância estratégica da gestão de pessoas para as organizações atualmente. O método abrangeu a construção da escala envolvendo a operacionalização da variável e a análise teórica dos itens, bem como a validação da escala que se remete à coleta dos dados, sua limpeza e tratamento, à análise fatorial e à aferição da confiabilidade dos fatores. A pesquisa permitiu apresentar um instrumento multifatorial com 19 itens, distribuídos em quatro fatores, explicando 60,36% da variância total do construto. O estudo contribui com a produção científica na área de gestão de pessoas e correlatas, uma vez que a EPPGP pode ser usada em estudos relacionais organizacionais e pelos gestores para incrementar o bem-estar dos colaboradores.
Citação ABNT:
FIUZA, G. D.Desenvolvimento e validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP). Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, art. 88, p. 77-101, 2008.
Citação APA:
Fiuza, G. D.(2008). Desenvolvimento e validação da Escala de Percepção de Políticas de Gestão de Pessoas (EPPGP). Revista de Administração Mackenzie, 9(6), 77-101.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4121/desenvolvimento-e-validacao-da-escala-de-percepcao-de-politicas-de-gestao-de-pessoas--eppgp-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português