Laços inter-organizacionais e o posicionamento estratégico de solução total ao cliente do Modelo Delta - uma pesquisa sobre a díade fornecedor-cliente no B2B Outros Idiomas

ID:
4133
Resumo:
O ponto básico do processo de gerenciamento estratégico é determinar como as empresas adquirem e sustentam uma vantagem competitiva. Neste trabalho, objetiva-se analisar a relação entre o posicionamento competitivo de uma empresa e os laços inter-organizacionais criados com seus clientes como uma forma de adquirir vantagem competitiva sustentável. O foco do estudo é entender o processo competitivo tendo por referência o Projeto Delta, de Hax e Wilde II, o qual propõe três alternativas de posicionamento estratégico. Assim, descreve-se o processo de posicionamento estratégico mediante laços inter-organizacionais e o vínculo com o cliente (customer bonding) sob a ótica do marketing estratégico. Sob o aspecto metodológico, é feita, preliminarmente, uma breve revisão da literatura pertinente ao tema, a partir de uma perspectiva do posicionamento competitivo e do marketing estratégico. Finalmente são descritos os resultados de uma pesquisa empírica, analisando o caso de uma empresa dedicada à atividade profissional de relações públicas. A principal contribuição do estudo é prover o Projeto Delta de respaldo empírico.
Citação ABNT:
COZER, M. T. S.; TOLEDO, G. L.; SZAFIR-GOLDSTEIN, C. Inter-organizational ties and total customer solution strategic positioning from Delta Model: a research about dyad supllier-client on B2B. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 7, art. 148, p. 163-187, 2008.
Citação APA:
Cozer, M. T. S., Toledo, G. L., & Szafir-goldstein, C. (2008). Inter-organizational ties and total customer solution strategic positioning from Delta Model: a research about dyad supllier-client on B2B. Revista de Administração Mackenzie, 9(7), 163-187.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês