Significados do Souvenir Turístico Atribuídos pelos Turistas do Passeio de Trem 'Maria Fumaça', Estação de Bento Gonçalves/RS Outros Idiomas

ID:
41334
Resumo:
O souvenir é um item predominante nas destinações turísticas. A teoria que o estuda traz que ele pode servir como um evocador das lembranças dos turistas, no momento em que os mesmos retornam à sua residência; também pode apresentar um caráter promocional da destinação à qual se refere; além de tangibilizar a experiência vivenciada. Ademais, os autores destacam que, geralmente, os turistas procuram souvenirs pequenos, que apresentem baixo valor monetário. No entanto, diante dos diferentes perfis de turistas existentes e das características contemporâneas, cabe questionar o que significa realmente o souvenir para estes turistas. Assim, o objetivo desta pesquisa é confrontar o que a teoria apresenta sobre souvenir, com a percepção dos turistas referente a tal elemento. Metodologicamente, este estudo de caso caracteriza-se por ser exploratório, com abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, foram aplicados questionários no passeio de trem “Maria Fumaça”– estação de Bento Gonçalves/RS. Dentre os principais resultados, identificaram-se algumas características do perfil do turista que frequenta esse atrativo; também se notou que este deseja encontrar produtos que caracterizem a região para, posteriormente, tornarem-se recursos de memória, confirmando as teorias confrontadas. A principal desmistificação desta pesquisa sinalizou que este turista está disposto a pagar um valor maior para consumir um produto característico da Serra Gaúcha.
Citação ABNT:
PAULA, T. M.; MECCA, M. S. Significados do Souvenir Turístico Atribuídos pelos Turistas do Passeio de Trem 'Maria Fumaça', Estação de Bento Gonçalves/RS. Turismo: Visão e Ação, v. 18, n. 2, p. 378-404, 2016.
Citação APA:
Paula, T. M., & Mecca, M. S. (2016). Significados do Souvenir Turístico Atribuídos pelos Turistas do Passeio de Trem 'Maria Fumaça', Estação de Bento Gonçalves/RS. Turismo: Visão e Ação, 18(2), 378-404.
DOI:
10.14210/rtva.v18n2.p378-404
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41334/significados-do-souvenir-turistico-atribuidos-pelos-turistas-do-passeio-de-trem--maria-fumaca---estacao-de-bento-goncalves-rs/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TURISMO – CNTUR. Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas – SEBRAE. Perfil dos turistas e dos segmentos de oferta. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2015.

DEBENETTI, Valdete Elza Spindler. Passeio de trem Maria Fumaça: os diferentes olhares. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Turismo. Universidade de Caxias do Sul (UCS), 2006.

ESCALONA, Emilia García. De la relíquia al souvenir. Revista de Filología Románica, Madrid, anexo 4, p. 399-408, 2006.

FREIRE-MEDEIROS, Bianca; CASTRO, Celso. A cidade e seus souvenires: o Rio de Janeiro para o turista ter. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, São Paulo, v.1, n. 1, p. 34-53, 2008.

GAETA, Cecília. Turismo de experiência e novas demandas de formação profissional. In: PANOSSO NETTO, Alexandre; GAETA, Cecília (Org.). Turismo de experiência. São Paulo: Senac, 2010.

GASTAL, Susana. O tempo na tessitura pós-moderna: entre o museu-acontecimento e o souvenir-memória. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27., 2004, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: Intercom, 2004. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2015.

GASTAL, Susana. Turismo, imagens e imaginários. São Paulo: Aleph, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

GORDON, Beverly. The souvenir: messenger of the extraordinary. Journal of Popular Culture, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 135-146, 1986.

GRUPO GIORDANI TURISMO. Locomotiva “Maria Fumaça”. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2015.

HORODYSKI, Graziela Scalise; MANOSSO, Franciele Cristina; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. O consumo de souvenirs e a experiência turística em Curitiba (PR). Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 323-342, 2012.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

MACHADO, Paula de Souza; SIQUEIRA, Euler David. Turismo, consumo e cultura: significados e usos sociais do suvenir em Petrópolis-RJ. Contemporânea, v. 10, n. 1, p. 2-18, 2008.

MASCARANHAS, Sidnei Augusto. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MELLO, Carolina Luva; CERETTA, Caroline Ciliane. El souvenir artesanal y la promoción de la imagen del lugar turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 24, n. 2, p. 188-204, 2015.

MELO, Mariana Inocêncio Oliveira; DIAS, Karina Silva. Parque Farroupilha, a natureza na cidade: práticas de lazer e turismo cidadão. Revista de Turismo Contemporâneo – RTC, v. 2, n. 1, p. 1-26, jan./jun. 2014.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

NORRILD, Juana. El mate como souvenir turístico em Argentina: su identidad funcional y ornamental. In: COMISIÓN PARA LA PRESERVACIÓN DEL PATRIMONIO HISTÓRICO CULTURAL DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES. La artesanía urbana como patrimônio cultural. Buenos Aires, 2004.

PANOSSO NETTO, Alexandre. O que é turismo. São Paulo: Brasiliense, 2013.

PAULA, Tauana Macedo de; MECCA, Marlei Salete. A relação do souvenir com a economia criativa: um estudo de caso. In: BEM, Judite Sanson de. As aglomerações industriais do Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Educs, 2015.

PAULA, Tauana Macedo de; MECCA, Marlei Salete; GASTAL, Susana. Interfaces entre as características da economia criativa brasileira e a produção do souvenir gastronômico. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO (Anptur), 12., 2015, Natal. Anais eletrônicos... Natal: Anptur, 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BENTO GONÇALVES. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2015.

REIS, Jarlene Rodrigues. “Lembrei-me de você”: o consumo de souvenires atribuindo significado à viagem turística. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO (Anptur), 5., 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: ANPTUR, 2008.

RUBIO, Saida Palou. Reseña de ‘trofei di viaggio. per un’antropologia dei souvenir” de Canestrini, Duccio. Pasos Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Santa Cruz de Tenerife, v. 4, n. 2, p. 279-285, 2006.

SALGUEIRO, Valéria. Grand tour: uma contribuição à história do viajar por prazer e por amor à cultura. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 22, n. 44, p. 289-310, 2002.

SCHLÜTER, Regina; ELLUL, Daniela Thiel. Gastronomía y turismo en Argentina: polo gastronómico Tomás Jofré. Pasos Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, Santa Cruz de Tenerife, v. 6, n. 2, p. 249-268, 2008.

SCHLÜTER, Regina. The role t-shirts in the creation of tourist destination images. Estudios y Perspectivas en Turismo, Buenos Aires, v.7, p. 5-23, 1998.

SMITH, Valene L. Hosts and guests: the anthropology of tourism. Philadelphia/ Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1989.

SOUZA, Amanda Moreira; CARVALHO, Alissandra Nazareth. O comércio de souvenires e sua relação com a imagem da destinação: um estudo na cidade de Itu/SP. Revista Hospitalidade, v. 11, n. 1, p. 64-89, 2014.

SWANSON, Kristen; HORRIDGE, Patrícia. A structural model for souvenir consumption, travel activities, and tourist demographics. Journal of Travel Research, [S.l.], v. 42, n. 4, p. 372-380, 2004.

SWANSON, Kristen; TIMOTHY, Dallen. Souvenirs: icons of meaning, commercialization and commoditization. Tourism Management, [S.l.], v. 33, p. 489-499, 2012.

SWANSON, Kristen. Tourists and retailers perceptions of souvenirs. Journal of Vacation Marketing, [S.l.], v. 10, n. 4, p. 363-377, 2004.

URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. 3. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.