Evidenciação da remuneração variável dos executivos nas maiores empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa Outros Idiomas

ID:
41400
Resumo:
Este estudo objetiva verificar a evolução da evidenciação da remuneração variável dos executivos nas demonstrações financeiras das maiores empresas brasileiras de capital aberto. Estudo descritivo com abordagem qualitativa foi realizado por meio de análise de conteúdo para identificar a evidenciação da remuneração variável dos executivos nos relatórios da administração, notas explicativas, informações anuais e formulário de referência dos anos de 2008 a 2012. Consideraram-se como referência cinco categorias de análise, que foram elaboradas com base no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC e na sessão 13 do anexo 24 (Formulário de Referência) da Instrução CVM nº 480/09. Os resultados demonstram que as empresas pesquisadas divulgaram em 2008 aspectos superficiais dos planos de remuneração variável, ou seja, evidenciaram informações relativas aos valores da remuneração variável dos executivos pelo seu montante total, sem detalhes. Após a obrigatoriedade da divulgação do formulário de referência, observou-se um aumento no nível de informações divulgadas pelas empresas pesquisadas. Conclui-se que expostas a mais regras, as empresas tiveram a partir de 2009 um aumento das informações evidenciadas sobre a remuneração variável dos executivos, primordialmente nos formulários de referência.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; SILVA, J. O. Evidenciação da remuneração variável dos executivos nas maiores empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Enfoque Reflexão Contábil, v. 34, n. 3, p. 95-124, 2015.
Citação APA:
Beuren, I. M., & Silva, J. O. (2015). Evidenciação da remuneração variável dos executivos nas maiores empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Enfoque Reflexão Contábil, 34(3), 95-124.
DOI:
10.4025/enfoque.v34i3.26154
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41400/evidenciacao-da-remuneracao-variavel-dos-executivos-nas-maiores-empresas-brasileiras-listadas-na-bm-fbovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português