Currículos dos cursos de Contabilidade: discussão em uma perspectiva educacional moderna e pós-moderna Outros Idiomas

ID:
41404
Resumo:
O objetivo do estudo foi discutir o currículo da área contábil em uma perspectiva educacional moderna e pós-moderna. Foram selecionados para estudo os cursos de graduação em Contabilidade de duas instituições, por apresentarem características distintas de formação, conforme análise preliminar. O curso de graduação vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), que apresenta ênfase na formação para o mercado, denominada business school. O outro, vinculado à Universidade Alfa, objetiva formar profissionais capazes de suprir os modelos decisórios das diversas entidades e prepará-los para o constante desafio de aprender a aprender. O estudo foi delineado seguindo as diretrizes da estratégia de estudo de caso e protocolo sugerido por Yin (2005). O estudo reuniu informações de fontes documentais e da percepção de professores e estudantes por meio de questionários, entrevistas e grupo focal. O estudo concluiu que os elementos que estruturam e orientam os cursos apresentavam direção e ênfase para o modelo educacional moderno na percepção de professores e estudantes em ambos os programas. Contudo, na Universidade Alfa apresenta menor ênfase e diferença na percepção de professores e estudantes. Em síntese, perpetua-se a linearidade e hierarquia do conhecimento, o fazer na área contábil e a direção do curso pelas demandas do mercado. Além disso, ficou evidente que as mudanças do currículo reproduzem, quase que estritamente, as Diretrizes Curriculares Nacionais, logo, não ocorrem mudanças significativas na estrutura e orientações dos programas ao longo do tempo.
Citação ABNT:
SILVA, S. C.Currículos dos cursos de Contabilidade: discussão em uma perspectiva educacional moderna e pós-moderna. Enfoque Reflexão Contábil, v. 34, n. 2, p. 15-36, 2015.
Citação APA:
Silva, S. C.(2015). Currículos dos cursos de Contabilidade: discussão em uma perspectiva educacional moderna e pós-moderna. Enfoque Reflexão Contábil, 34(2), 15-36.
DOI:
10.4025/enfoque.v34i2.26976
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41404/curriculos-dos-cursos-de-contabilidade--discussao-em-uma-perspectiva-educacional-moderna-e-pos-moderna/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português