Fatores explicativos da aderência das firmas brasileiras ao disclosure relativo às informações por segmento Outros Idiomas

ID:
41449
Resumo:
A pesquisa teve por objetivo levantar o grau de cumprimento das orientações de divulgação definidas no CPC 22 pelas companhias listadas na BM&FBovespa e investigar características das firmas capazes de explicar a aderência ao disclosure, além da norma propriamente dita. A amostra final da pesquisa reuniu 363 companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa. Constatou-se que, de maneira geral, as empresas apresentaram baixo cumprimento às orientações de divulgação do normativo. A partir de testes de diferença entre médias, verificou-se que: fazer parte do Setor Têxtil ou do Setor Veículos e Peças, ser uma empresa com ações listadas internacionalmente, ser auditada por uma firma de auditoria Big four ou estar listadas em segmentos de Governança Corporativa da bolsa são associadas às empresas de maiores níveis de disclosure. Além disso, com base na Análise de Regressão, não se pode rejeitar a hipótese de que a aderência das firmas brasileiras ao disclosure requerido pelo CPC 22 pode ser explicada pelas características das firmas que explicam, já que as características Tamanho da Empresa, ser auditada por uma firma de auditoria Big four e estar listadas em segmentos de Governança Corporativa da bolsa são uma influencia positiva do nível de disclosure de informações por segmento.
Citação ABNT:
MAPURUNGA, P. V. R.; PONTE, V. M. R.; HOLANDA, A. P. Fatores explicativos da aderência das firmas brasileiras ao disclosure relativo às informações por segmento. Enfoque Reflexão Contábil, v. 33, n. 1, p. 53-69, 2014.
Citação APA:
Mapurunga, P. V. R., Ponte, V. M. R., & Holanda, A. P. (2014). Fatores explicativos da aderência das firmas brasileiras ao disclosure relativo às informações por segmento. Enfoque Reflexão Contábil, 33(1), 53-69.
DOI:
10.4025/enfoque.v33i1.20743
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41449/fatores-explicativos-da-aderencia-das-firmas-brasileiras-ao-disclosure-relativo-as-informacoes-por-segmento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português