A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina Outros Idiomas

ID:
41491
Resumo:
A definição da posição e nível de autoridade são pontos fundamentais em qualquer estudo de controladoria. A literatura tem apresentado diferentes concepções sobre qual a forma a ser adotada pela organização, se de staff ou linha. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar o nível de autoridade da controladoria nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina. O delineamento metodológico adotado para desenvolver a pesquisa foi o descritivo, de caráter quali e quantitativo, conduzido através do instrumento de levantamento (survey) e amostragem por acessibilidade. Os resultados apontam em se tratando de aspectos conceituais e procedimentais, a classificação hierárquica e o nível de autoridade, não há consenso, pois a controladoria se apresenta tanto como órgão de assessoria ligado diretamente à alta administração, tanto como um órgão de linha, de posição intermediária, subordinada ao diretor financeiro.
Citação ABNT:
COELHO, E.; LUNKES, R. J.; MACHADO, A. O. A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina. Enfoque Reflexão Contábil, v. 31, n. 2, p. 33-46, 2012.
Citação APA:
Coelho, E., Lunkes, R. J., & Machado, A. O. (2012). A controladoria na hierarquia organizacional: um estudo nas maiores empresas do estado de Santa Catarina. Enfoque Reflexão Contábil, 31(2), 33-46.
DOI:
10.4025/enfoque.v31i2.15490
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41491/a-controladoria-na-hierarquia-organizacional--um-estudo-nas-maiores-empresas-do-estado-de-santa-catarina/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português