Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos Outros Idiomas

ID:
41493
Resumo:
Este artigo faz uma análise dos principais estudos empíricos em Gestão Estratégica de Custos que utilizaram a Pesquisa-Ação ou também chamada de Pesquisa Intervencionista. O objetivo foi identificar as potenciais contribuições e mesmos os aspectos críticos que possam contribuir para o desenvolvimento da Gestão Estratégica de Custos (GEC). Por meio de palavras-chaves correlacionadas, realizou-se uma busca na base de dados Proquest e foram identificado sete artigos, os quais foram lidos na íntegra. A discussão dos resultados apresentados nos artigos possibilitou identificar que a Pesquisa-Ação tem sido utilizada para validar empiricamente a implementação de novos artefatos na gestão de custos, elucidando fatores que favorecem ou desestimulam a adoção das técnicas. Também foi possível identificar que os estudos empíricos fornecem elementos que podem ser úteis para os práticos, uma vez que descrevem situações reais de implementação, contribuindo para a aproximação entre os resultados das pesquisas e os interesses dos práticos. Conclui-se que a Pesquisa Intervencionista tem amplas possibilidades de efetivação no âmbito da GEC, com o propósito de gerar contribuições teóricas relevantes e melhorar a prática, dentre elas destacam-se as seguintes possibilidades: (1) Implementação das técnicas derivadas da Strategic Management Accounting (SMA); (2) Projetos de melhoria de controles em pequenas empresas.
Citação ABNT:
OYADOMARI, J. C. T.; ASSIS, W. A.; SIMÃOZINHO, S. M.; MENDONÇA NETO, O. R.; DULTRA-DE-LIMA, R. G. Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos. Enfoque Reflexão Contábil, v. 31, n. 2, p. 63-74, 2012.
Citação APA:
Oyadomari, J. C. T., Assis, W. A., Simãozinho, S. M., Mendonça Neto, O. R., & Dultra-de-lima, R. G. (2012). Pesquisa intervencionista: análise dos estudos empíricos internacionais em Gestão Estratégica de Custos. Enfoque Reflexão Contábil, 31(2), 63-74.
DOI:
10.4025/enfoque.v31i2.16117
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41493/pesquisa-intervencionista--analise-dos-estudos-empiricos-internacionais-em-gestao-estrategica-de-custos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português