Nível de aderência dos artefatos de contabilidade gerencial sob a perspectiva do ciclo de vida organizacional: um estudo de caso Outros Idiomas

ID:
41630
Resumo:
O estudo demonstra a evolução do uso dos artefatos de contabilidade gerencial sob a perspectiva do ciclo de vida organizacional, investigando de acordo com o modelo delineado por Miller e Friesen (1984), que verifica a evolução da entidade, desde o nascimento até seu declínio. O modelo foi confirmado pelo trabalho de Moores e Yuen (2001), que se baseou no estudo de Miller e Friensen (1984) para verificar como a evolução dentro deste modelo interfere no uso dos artefatos da contabilidade gerencial. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de um estudo de caso aplicado em uma indústria de confecções do Noroeste do Paraná, conhecida como pólo industrial nessa área. Os achados do estudo evidenciam que há uma relação direta da evolução da entidade e o efetivo uso dos artefatos disponíveis, mas que nem sempre o estágio de vida em que esta se encontra confirma tal situação, ou seja, não há necessariamente uma evolução do uso dos artefatos aliados à evolução da entidade. O trabalho pode confirmar a posição da empresa com relação ao modelo escolhido, porém foi verificado que não necessariamente todos os artefatos de contabilidade gerencial evoluíram conforme o modelo de Moores e Yuen (2001).
Citação ABNT:
ANTONOVZ, T.; PANUCCI-FILHO, L.; ESPEJO, M. M. D. S. B. Nível de aderência dos artefatos de contabilidade gerencial sob a perspectiva do ciclo de vida organizacional: um estudo de caso. Enfoque Reflexão Contábil, v. 29, n. 2, p. 40-52, 2010.
Citação APA:
Antonovz, T., Panucci-filho, L., & Espejo, M. M. D. S. B. (2010). Nível de aderência dos artefatos de contabilidade gerencial sob a perspectiva do ciclo de vida organizacional: um estudo de caso. Enfoque Reflexão Contábil, 29(2), 40-52.
DOI:
10.4025/enfoque.v29i2.11021
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41630/nivel-de-aderencia-dos-artefatos-de-contabilidade-gerencial-sob-a-perspectiva-do-ciclo-de-vida-organizacional--um-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português