Custos de produção sob a ótica contábil e econômica Outros Idiomas

ID:
41685
Resumo:
Dentro da gama de informações necessárias à gestão das empresas, uma merece destaque pela sua importância, a que se refere ao custo de produção. Tão importante que é objeto de estudo de mais de uma área de conhecimento. Podem-se encontrar estudos e conceitos relativos a custos nas literaturas contábil e econômica. Cada qual, dentro de seu foco e objetivo, procura explicar os fenômenos que envolvem os custos de produção, através de pesquisas desenvolvidas para tal finalidade. Este trabalho tem por objetivo fazer um paralelo entre alguns conceitos, usados para análise de custos em curto prazo, desenvolvidos pela Contabilidade e pela Economia. Ficou caracterizado que existe relação em alguns pontos analisados, como o uso do custeio variável e, também diferenças, como a não utilização do custo marginal pela Contabilidade. Frequentemente, as divergências ocorrem devido ao enfoque de ambas, cada qual com objetivos e finalidades diferentes e, além disso, nem sempre as duas têm o mesmo aprofundamento em determinadas questões. Com efeito, é de suma importância a troca de informações entre ciências que, em algum momento, estudam o mesmo objeto, pois uma pode complementar a outra, mesmo tendo focos diferentes em suas análises. É interessante ao desenvolvimento da Contabilidade de Custos que destine maior importância aos estudos econômicos sobre custos de forma a aproveitá-los em suas análises, enriquecendo as informações que serão repassadas aos seus usuários.
Citação ABNT:
MARQUES, K. C. M.; CAMPOS, L. C. M. Custos de produção sob a ótica contábil e econômica. Enfoque Reflexão Contábil, v. 28, n. 1, p. 27-39, 2009.
Citação APA:
Marques, K. C. M., & Campos, L. C. M. (2009). Custos de produção sob a ótica contábil e econômica. Enfoque Reflexão Contábil, 28(1), 27-39.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41685/custos-de-producao-sob-a-otica-contabil-e-economica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português