Título Inglês:
Corporate “models” vs. “non-models” of social responsibility: a comparative study of economic-financial indicators, from 2001 to 2004
Resumo:
O objetivo principal deste artigo foi verificar se empresas consideradas modelo de responsabilidade social teriam um desempenho econômico financeiro diferente ao das empresas não modelo de responsabilidade social. Investigou-se se haveriam diferenças estatisticamente significativas nos resultados contábeis e financeiros obtidos por empresas modelo e não modelo de responsabilidade social de diversos portes e ramos de atividade no Brasil no período de 2001 a 2004. A base de dados foram as edições dos anuários Balanço Anual da Gazeta Mercantil e o Guia Exame de Boa Cidadania Coorporativa nos anos de 2001 a 2004. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com avaliação quantitativa de dados, baseada em teste de médias por meio do teste t de Student. As principais deduções sugeriram resultados, estatisticamente, iguais entre as empresas modelo e não modelo de responsabilidade social durante o período avaliado, contradizendo estudos anteriores citados no referencial teórico. Concluiu-se que, estatisticamente, a pesquisa revelou indícios que a Responsabilidade Social não foi um fator diferencial para obtenção de diferentes resultados econômico-financeiros.
Resumo Inglês:
The main aim of this work was to verify whether the economic and financial performances of companies regarded as “models of social responsibility” were different from those of “non-model” companies. The study investigated whether there were significant differences in the accounting and financial results obtained by companies that are or are not regarded as models of social responsibility, of varied sizes and sectors in Brazil, from 2001 to 2004. The data used consisted of issues of the magazines Balanço Anual da Gazeta Mercantil and the Guia Exame de Boa Cidadania Coorporativa from the years 2001 to 2004. The methodology used was the descriptive research with quantitative data evaluation, based on Student’s t-test. The main results suggested statistically similar results between model and non-model companies, contradicting previous studies mentioned in the theoretical references. The study concluded that, at least statistically, Social Responsibility was not a differential factor in obtaining special economic-financial results.
Citação ABNT:
GUIMARÃES, T. N.; LEITE FILHO, G. A. Empresas modelo versus empresas não modelo de responsabilidade social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004. Enfoque Reflexão Contábil, v. 26, n. 3, p. 63-74, 2007.
Citação APA:
Guimarães, T. N., & Leite Filho, G. A. (2007). Empresas modelo versus empresas não modelo de responsabilidade social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004. Enfoque Reflexão Contábil, 26(3), 63-74.
Link Permanente:
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