Empresas modelo versus empresas não modelo de responsabilidade social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004 Outros Idiomas

ID:
41751
Resumo:
O objetivo principal deste artigo foi verificar se empresas consideradas modelo de responsabilidade social teriam um desempenho econômico financeiro diferente ao das empresas não modelo de responsabilidade social. Investigou-se se haveriam diferenças estatisticamente significativas nos resultados contábeis e financeiros obtidos por empresas modelo e não modelo de responsabilidade social de diversos portes e ramos de atividade no Brasil no período de 2001 a 2004. A base de dados foram as edições dos anuários Balanço Anual da Gazeta Mercantil e o Guia Exame de Boa Cidadania Coorporativa nos anos de 2001 a 2004. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com avaliação quantitativa de dados, baseada em teste de médias por meio do teste t de Student. As principais deduções sugeriram resultados, estatisticamente, iguais entre as empresas modelo e não modelo de responsabilidade social durante o período avaliado, contradizendo estudos anteriores citados no referencial teórico. Concluiu-se que, estatisticamente, a pesquisa revelou indícios que a Responsabilidade Social não foi um fator diferencial para obtenção de diferentes resultados econômico-financeiros.
Citação ABNT:
GUIMARÃES, T. N.; LEITE FILHO, G. A. Empresas modelo versus empresas não modelo de responsabilidade social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004. Enfoque Reflexão Contábil, v. 26, n. 3, p. 63-74, 2007.
Citação APA:
Guimarães, T. N., & Leite Filho, G. A. (2007). Empresas modelo versus empresas não modelo de responsabilidade social: um estudo comparativo de indicadores econômico-financeiros no período de 2001 a 2004. Enfoque Reflexão Contábil, 26(3), 63-74.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41751/empresas-modelo-versus-empresas-nao-modelo-de-responsabilidade-social--um-estudo-comparativo-de-indicadores-economico-financeiros-no-periodo-de-2001-a-2004/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português