Gestão em Saúde - Do Empirismo à Profissionalização: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Outros Idiomas

ID:
41873
Resumo:
A competitividade na área da saúde está cada vez mais acirrada. O atual cenário faz com que as organizações busquem meios para melhorar seus processos internos, reduzir os custos e facilitar a tomada de decisões. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do uso das ferramentas de gestão nos processos internos das Clínicas integradas da Saúde (CIS) de uma Instituição se Ensino Superior (IES) do sul do Brasil. Os procedimentos metodológicos deram-se por diário de campo, análise documental (relatório de indicadores semestral, prontuários de atendimentos, lista de espera e presença e outros registros). Para melhor compreensão da análise dos dados, realizou-se uma entrevista com o secretário das CIS. A análise dos dados evidencia os seguintes resultados: Não padronização dos processos de atendimento; Prontuários incompletos; Indefinições das atribuições comprometem as atividades das CIS. Com este estudo, observa-se que as CIS têm uma grande potencialidade para a melhora da gestão e da qualidade dos serviços. Embora os objetivos acadêmicos estejam sendo contemplados pelas atividades práticas, o uso de ferramentas de gestão adequadas podem fornecer, entre outros aspectos, indicadores para melhorias dos processos.
Citação ABNT:
MULLER, V. C.; MARTINS, D. A.; FOSSATTI, P.; GUTHS, H.; RIBEIRO, D. V. Gestão em Saúde - Do Empirismo à Profissionalização: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 13, n. 1, p. 96-107, 2016.
Citação APA:
Muller, V. C., Martins, D. A., Fossatti, P., Guths, H., & Ribeiro, D. V. (2016). Gestão em Saúde - Do Empirismo à Profissionalização: um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 13(1), 96-107.
DOI:
10.21450/rahis.v13i1.2966
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/41873/gestao-em-saude---do-empirismo-a-profissionalizacao--um-estudo-de-caso-em-uma-instituicao-de-ensino-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALVES, Vera Lucia de Souza. Gestão da Qualidade: Ferramentas Utilizadas no Contexto Contemporâneo da Saúde. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Ed. Edições, São Paulo: 2011.

BITTAR, Olímpio J. Nogueira V. Indicadores de qualidade e quantidade em saúde. Ras, v. 3, n. 12, Jul-Set, 2001.

BONATO, Vera Lucia. Gestão da Qualidade em Saúde: Melhorando Assistência ao Cliente. O mundo da saúde, 2011.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade: Conceitos e técnicas. Ed. Atlas: São Paulo, 2012.

COLENGHI, Vitor Mature. O & M e qualidade Total: uma interpretação perfeita. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

GIANESI, Irineu G. N. CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 2011.

JÚNIOR, Oscar Pereira de Lima; FREITAS, Adolfo Júlio Porto de. Estudo das disfunções do fluxo de informação do arquivo do departamento financeiro da empresa Z S/A.: Aplicação técnica do 5W2H. Biblionline, vol. 1, n. 1, 2005.

KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro: 1997.

KURCGANT, Paulina. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MEZOMO, João Catarin. Gestão da qualidade na saúde: princípios básicos. 2. ed. São Paulo: Projeto Editorial UnG, 1995.

POKSINSKA, Bozena. The current state of Lean implementation in health care: literature review. Quality Management in Health Care, 2010.

QUEIROZ, Daniele Teixeira; VALL, Janaina; SOUZA, Ângela Maria Alves; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Rev. Enferm.; UJRJ, 2007

RIVERA, Francisco Javier Uribe: Análise Estratégica em Saúde e Gestão pela Escuta. Rio de Janeiro: Ed Fio cruz, 2003.

SELAU, Lisiane Priscila Roldão; PEDÓ, Mônica Gisele Brancher; SENFF, Daniela dos Santos, SAURIN, Tarcisio Abreu. Produção enxuta no setor de serviços: caso do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA. Revista Gestão Industrial, 2009.

SILBERSTEIN, Augusto Castejón Lattaro. Um estudo de casos sobre a aplicação de princípios enxutos em serviços de saúde no Brasil. Monografia. Mestrado em Administração - Universidade Federal do Rio de Janeiro: 2006.

SOUZA, Gabriele do Canto; GÜTHS, Henrique; SEIDEL, André; FOSSATI, Paulo. O Sistema Toyota Aplicado na Gestão das Clínicas Integradas de Saúde. Anais... Congresso LEAN - UFRGS, Porto Alegre, 2014. Acesso em: www.ufrgs.br/congressolean

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Ed. Bookman, Porto Alegre: 2010.